sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Konya I


No fim de semana antes de irmos a Portugal, fomos até Konya, cidade do interior da Turquia, que fica a cerca de 1h de avião de Istambul. Fomos a passeio, ambos conhecíamos a cidade mas não tínhamos tido oportunidade de descobri-la.
Konya é conhecida pelo movimento fundado por Mevlana dos Dervixes Rodopiantes. É uma cidade mais conservadora, onde por exemplo o álcool é difícil de encontrar e nos poucos lugares onde é vendido sentimo-nos como se estivessemos a fazer algo de ilegal. Levam-nos para os fundos do restaurante mal iluminado e os poucos clientes que lá se encontram olham-nos desconfiados... Em Konya, há imensas mesquitas, quase a todos os 500m, fomos visitar a mesquita de Aladino (fiquei curiosa por ter sido referenciado num blogue_já não sei qual) e por causa desse nome fazer parte da nossa imaginação acerca dos países orientais.
Depois fomos ver o mausoléu de Mevlana, no ano passado não o visitei pois era feriado e estava fechado. Em Istambul, também existem lugares onde se pode assistir a espectáculos de dervixes de qualidade ainda que nem todos o sejam.

Sem comentários:

Enviar um comentário