quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bandeira turca

Aqui têm a bandeira turca, é constituída por uma lua crescente e uma estrela num fundo vermelho. Os turcos são muito patrióticos e bandeiras turcas vêem-se em todo o lado para além dos edifícios públicos. Nos feriados nacionais é ver as bandeiras turcas que são vendidas, essas e as de Ataturk (nós também temos o nosso retrato aqui em casa oferecido pelo nosso amigo P.).
O significado da bandeira turca não é muito certo, foi adoptada em 1876 e tem muitas semelhanças com a antiga bandeira do império otomano.
A explicação mais comum e a que dou aos meus clientes é esta: após a batalha do Kosovo em 1448, o sultão Murad II terá avistado o reflexo da lua e da estrela sob uma poça de sangue. Tendo vencida essa batalha, essa visão foi interpretada como um bom augurio e a estrela e a lua foram adoptados na bandeira otomana. Acerca da bandeira também existem explicações relativas a Mehmet II e a Ataturk.
A afeição que os turcos têm pela bandeira reflete-se especialmene nas contas do estado turco, as bandeiras são de tamanhos muito grandes e precisam obviamente de alguma manutenção/substituição. Nos feriados é que nos apercebemos do tamanho que alguma podem ter. O amor à pátria não é apenas quando a selecção de futebol vinga numa grande competição mas todos os dias. Não fazia mal aos portugueses um pouco desse amor à pátria mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário