sábado, 22 de agosto de 2009

Ramazan

Ontem começou o ramadão, vai durar até 19 de setembro. Nestes dias, os muçulmanos fazem jejum entre o nascer do sol e o pôr do sol, todos os dias há horários diferentes. Varia de alguns minutos, neste momento é difícil porque os dias ainda são muito compridos e faz ainda bastante calor. Não se pode comer, beber, fumar ou ter relações íntimas, é um período de intensa reflexão íntima.
Aqui na praça de Sultanahmet montaram muitas barraquinhas como as que nós temos em Portugal quando temos as tasquinhas. Ontem à noite, a praça estava cheia de pessoas, o ambiente era muito animado e festivo. Tive a oportunidade de estar com umas amigas francesas e corremos tudo, jantamos com um casal muçulmano que nos explicaram certas particularidades do ramadão. Todos os dias durante o ramadão vai haver animação aqui na praça de Sultanahmet assim como concertos.
O ramadão é a altura de reaproximar as pessoas e de demonstrarem a sua solidariedade para com os mais pobres. Compreender as necessidades pelas quais passam e fazer o bem à sua volta.
É também a ocasião de fazer a festa todas as noites!!

Sem comentários:

Enviar um comentário