quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Palácio de Topkapi_Ordem dos Janissários

Ontem, estive a mostrar a cidade de Istambul a um recém-chegado (amigo de um amigo). Começei pelo bairro histórico de Sultanhamet e fomos até ao primeiro pátio do Palácio de Topkapi. Nesse mesmo pátios temos acesso ao Palácio e ao museu arqueológico de Istambul que é muito interessante.Quando nos preparavamos para ir embora, passou por nós a banda dos Janissários. Já tive ocasião de os ver actuar mas vê-los desfilar também não deixou de ser interessante!
Os Janissários são no apogeu do Império Otomano a elite da infantaria. O alto comando militar e político do Império Otomano tem como base o corpo dos Janissários. Têm especial importância nos conselhos do sultão. Os Janissários eram temidos tanto pelos inimigos do Império Otomano como mais tarde pelos próprios sultões. Nos seus primórdios a ordem dos Janissários era respeitada pelos seus valores, forte, disciplinada, fanática, sempre móvel, e exercitada, no entanto ao longo do tempo foi-se tornando um género de guarda nacional cheia de insolência, não respeitadora dos bons costumes e da religião, preguiçosa e por fim sem vontade de combater o inimigo.
Por fim, a ordem dos janissários foi dissolvida sem antes ter havido grandes conflitos (revoltas, assassinatos, atrocidades). Hoje em dia, existe apenas a ordem dos janissários para recordação histórica e como banda. Uma das particularidades que possuem são grandes bigodes!
Muita coisa há a contar sobre a ordem e a sua evolução durante a história mas por agora deixo-vos um sabor da parada militar!!

Sem comentários:

Enviar um comentário