quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Hagia Sophia

Muita coisa há a dizer sobre Hagia Sophia que significa Divina Sabedoria. A última versão da igreja foi construída em 532 pelo imperador Justiniano. Durante mais de 1000 anos esta igreja era a mais importante para os católicos.
A notícia que vou partilhar hoje já tem uns dias mas é importante. Há anos que andam a restaurá-la, há trabalho para muitos anos. Em parte deve-se porque na sua origem Hagia Sophia era uma igreja que foi convertida em mesquita pelos otomanos aquando da conquista de Istambul e finalmente em museu por Ataturk em 1934. Os otomanos cuja religião é muçulmana e na qual não se adoram imagens, taparam sob uma camada de cal todos os mosaicos presente em Hagia Sophia. Graças a esta técnica de preservação podemos hoje observar fantásticos mosaicos.

Portanto a notícia que venho aqui relatar é que se descobriu mais um anjo (vide foto) e estão prestes a descobrir mais três. Parece que a última pessoa a ver estes mosaicos foi o sultão Abdulmecid e o arquitecto Fossati. Os turistas terão oportunidade de os observar em 2010 quando Istambul for Capital Europeia da Cultura.

Vivement 2010!!

Sem comentários:

Enviar um comentário