sábado, 2 de julho de 2011

Sobre o casamento

 A medalha de ouro que oferecemos.
 Vista geral com fogo de artifício à chegada dos noivos.
Os noivos a tirar foto com uma convidada, pode-se ver as fitas de cetim já com moedas de ouro e notas.

Eu já ia mentalmente preparada de que os casamentos turcos são diferentes dos nossos, especialmente no que diz respeito à duração. O casamento de ontem começava às 20h00, e teve lugar num clube desportivo junto à pisicna, onde existia mais de 30 mesas decoradas e com os convidados sentados à espera dos noivos. Os noivos chegaram ao mesmo tempo a cantar para se dirigir ao altar, o altar é uma mesa reservada aos noivos, dançaram uma música e depois disso foi a cerimónia de casamento que durou menos de cinco minutos e em que nós, os convidados, apenas ouvimos o Evet (sim) deles. Depois disso aplaudimos e há danças, mas pouca gente foi dançar porque ao mesmo tempo serviram-nos a refeição. Quanto à refeição já me tinham avisado de que não se pode comparar aos casórios portugueses E neste caso, como foi um casamento um pouco mais conservador, não havia alcool, quer dizer haver até poderia haver mas tínhamos de pagar nós. Pois bem, a comida resumiu-se a uma salada composta e um prato com arroz, batata frita, e uma perninha de frango. Nada mais!! Pois bem o pior estava por acontecer, porque umas nuvens bem negras começaram a ameaçar chuva e de repente uma trovoada caiu-nos em cima, a festa era ao ar livre, e acabou com a festa. Fomos abrigar-nos para o interior, e rapidamente se organizou a entrega das medalhas de ouro ou dinheiro aos noivos e a consequente foto com os noivos. Ambos os noivos teem ao pescoço uma fita de cetim, onde os convidados pregam as medalhas ou as notas com alfinetes. A nossa medalha já vinha preparada com um alfinete. Depois das fotos, os noivos saíram da sala, talvez para fazer contas às moedas recebidas (não são baratas!) e nós fomos embora sem ter provado sequer o bolo dos noivos. Estivemos lá apenas duas horas. Em relação ao vestido ia um pouco com receio de não estar vestida de forma adequada mas depois de chegar lá, apercebi-me de que tudo é válido num casamento. Todos os estilos estavam presentes, lenço a tapar o cabelo, vestidos compridos, vestidos ultra-curto e até calça de ganga. A experiência foi no entanto interessante, penso que aqui não dão tanta importância a detalhes como nós ou simplesmente essa é a tradição. O casamento é uma festa mas é apenas uma formalidade pela qual todos os casais devem passar e se calcularmos a população de Istambul e a quantidade de casais que se casam por semana, aí podemos mais facilmente entender a rapidez com que estes são feitos. Hábitos, tradições que devemos respeitar mas acredito que as noivas turcas iriam adorar os nossos casamentos e eu estava à espera de ver mais magia!!

2 comentários:

  1. Bem....isso é mesmo muito diferente :)

    Eu não queria uma coisa assim...lolll!!!

    E os nossos preparativos todos? os pormenores? eheh...não, adorei essa fase e não renunciava a ela ;)

    Achei piada ao facto de terem k pagar as bebidas alcoolicas e as fitas onde as pessoas colocam as prendas :)

    é uma experiência engraçada!
    É provável que já o tenhas dito aqui no blog, e se quiseres responder, como foste parar à Turquia? É uma experiência com prazo de validade?

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem, isso é que é uma história de amor :)) bem romântica!
    Eu neste momento tenho o meu marido em Zurique, quem sabe se também não vou viver para lá...
    E tu daqui a um mês vais ter uma vida nova! Não te faz confusão não saberem para onde vão? É uma aventura ;) De certeza que vai correr tudo bem?
    beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar