terça-feira, 5 de julho de 2011

Curiosidades


Curiosidades ao fazer compras no hipermercado ao passar pela secção de textil, eis que o manequim tem vestido uma t-shirt a dizer portugal. Ficamos curiosos por ver essa publicidade ao nosso país, resta saber se os turcos perceberam o significado, visto que portugal diz-se "portekiz" e laranja diz-se "portakal" e não me parece que consigam associar as cores à nossa bandeira se bem que com tantos jogadores portugueses na equipa do besiktas já seria hora até de saberem o nosso hino nacional.
Quanto à segunda foto, foi tirada na secção das frutas e legumes e diz na placa que estas frutas lindas amarelas chamam-se "pepino". Ora pepino em turco diz-se "salatalik" e é verde, sob o comprido, consumido ao pequeno-almoço pelos turco e em saladas portanto igual aos nossos pepinos. Em relação a este "pepino" tive de fazer alguma pesquisa na internet uma vez que nenhum turco me soube dizer o que era ou o sabor que tinha. A fruta chamada pepino (solanum muricatum, em latim) é de tamanho um pouco oval, e de cor amarela e da família das beringelas, contém vitamina C e beta-caroteno. Esta fruta pepino não suporta grandes viagens e por isso acredito que seja cultivada aqui na turquia (eles consomem quase tudo nacional) e eu já fui comprar para provar.
É por causa destas descobertas ou curiosidades que ando sempre com a máquina fotográfica na mala!!

1 comentário:

  1. Olá!
    Estava à procura dumas imagens para um post e apareceu-me um cenário fantástico para o efeito :) e é na Turquia, mais concretamente Capadoccia. Diste alguma coisa?

    ResponderEliminar