sábado, 30 de julho de 2011

Diz que é português...

 Foto nº1
 Foto nº2
Foto nº3
No restaurante Ponte que fica na famosa rua Istiklal, n vezes aqui referenciada, o menu tem em frente a cada prato uma bandeira para indicar de onde provem o prato. Tirei foto a todos os pratos que são assinalados como sendo oriundos de portugal. Tenho as minhas dúvidas sobre essa mesma origem. Este restaurante tem uma vista espectacular sobre o Bósforo e é uma muito boa alternativa ao restaurante 360 na mesma rua, mais tranquilo e sem bar/discoteca.
Na 1ª foto trata-se de um soufle frio de laranja, penso que o que os faz acreditar que seja português é porque em turco laranja, diz-se "portakal", palavra que deriva de "portekiz" que significa portugal. Daí a assimilação. Na foto 2 trata-se de salmão fumado e de espargos, ora que eu saiba os portugueses gostam é de salmão fresco e quanto aos espargos ao preço que são vendidos, há muita gente que nunca os provou e raramente tenho visto estes saborosos legumes fazerem parte de uma ementa lusa. Finalmente chegamos à foto 3, este prato já diz um pouco mai respeito a portugal porque se trata de calamares e de camarões. Todavia não vale a pena dizer que não escolhi nenhum destes pratos pois arriscar-me-ia a ficar dececionada com esta nova cozinha portuguesa. Petiscos tugas só em Portugal mesmo!! E o único chef turco habilitado a cozinhar comida portuguesa é o nosso amigo Chef Fikret do hotel Mariott.

1 comentário:

  1. Realmente, cada coisa no seu sitio e comida portuguesa é boa é em Portekiz ;)

    ResponderEliminar