terça-feira, 14 de dezembro de 2010

São Salvador de Chora


Fotos de Ricardo Castelhano

Este museu apesar de não ficar no centro histórico vale muito a pena de ser visitado. Recomendo-o sempre aos meus clientes. Os mosaicos são mais lindos do que os da tão afamada Santa Sofia e a história por detrás de cada painel enriquece ainda mais o que se está a ver.
Visitar São Salvador In Chora sem um guia é tempo perdido, pois o museu, que na sua origem era uma igreja que virou mesquita e finalmente museu, foi dedicado à Virgem Maria e a Jesus Cristo.
Não me canso de visitar São Salvador In Chora, está aberto todos os dias das 9h00 até às 16h00, salvo às quartas-feiras.
Aqui ficam fotos do exterior, irei postando aos poucos os vários paneis com uma explicação sucinta do mesmo. Hoje em dia, apenas restou o edifício principal que fica pertíssimo das muralhas de Teodósio. Na sua origem, a igreja não estava englobada na cidade. In Chora significa nos campos, mas mesmo depois de ter sido incluída na cidade, continuou a ser conhecida como São Salvador In Chora. Para vir até aqui, o mais simples e prático é vir de táxi, pois o museu encontra-se num bairro mais afastado e onde as pessoas não falam inglês e está no meio de habitações turcas. No entanto, o espaço envolvente está bem conservado e com algum comércio local e turístico.

1 comentário:

  1. Monumental!!! Sem dúvida! é lindo mesmo :) Compreende-se porque não te cansas de visitar!

    ResponderEliminar