segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sabiha Gokçen


Sabiha Gokçen e o seu avião.


Sabiha Gokçen e Ataturk

Este aeroporto é o segundo aeroporto de Istambul, que está situado do lado asiático, e perto de casa. Tem muitos voos internos e alguns internacionais. Ao lado do aeroporto de Ataturk é tão silencioso que mais parece ser um aeroporto de uma pequena cidade do interior. Foi a partir desse aeroporto que fomos por 24 horas até Konya, cidade muito conhecida pelos Dervixes Rodopiantes, movimento religioso fundado por Mevlana e primeira capital do império seljucida.

Sabiha Gokçen era filha adoptiva de Ataturk e foi a primeira mulher turca a ter uma liçenca de piloto e crê-se também que tenha sido a primeira mulher do mundo como piloto numa guerra.
Nasceu em Bursa e foi adoptada com 12 anos por Ataturk, fez o seu primeiro voo a solo em 1936 após ter treinado na União Soviética com outros pilotos turcos, todos homens. Trabalhou nas forças aéreas turcas como formadora. Nascida em 1913, voou até 1964, e em 1981 escreveu as suas memórias "A life along the path of Ataturk". O seu percurso é sem dúvida um exemplo de todas as reformas que Ataturk fizera pelas mulheres, nomeadamente quando lhes deu o direito de voto em 1934, muito antes de outros países europeus. Sabiha Gokçen viria a falecer em 2001, o aeroporto com o seu nome é uma homenagem merecida onde é possível ver uma pequena retrospectiva da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário