terça-feira, 29 de junho de 2010

Botero








Está patente até dia 18 de julho no museu de Pêra uma exposição temporária do pintor columbiano Botero. A exposição ocupa 3 dos 5 pisos do museu e está dividida por temas caros ao pintor. É a primeira vez que Fernando Botero expõe em Istambul, e é neste momento um dos pintores mais singulares do século XXI.

Botero tem uma forma peculiar e particular de pintar, o que faz com que seja facilmente reconhecido (tal como para mim é Miró). De todas as suas influências, a sua identidade latina e columbiana evidencia-se sempre. A exposição está dividida em várias secções tais como o circo, as touradas, as pessoas da américa latina e o estilo de vida da américa latina. A sua visão relativa à vida faz-nos questionar sobre o conceito da beleza no nosso século.

Nesta exposição, podemos observar matadores, pessoas nuas, cardeais, palhaços, artistas de circo e até reinterpretações de quadros célebres. Fiquei encantada com a exposição, tinha criado alguma expectativa e não fiquei desiludida. Para além da exposição temporária, os dois primeiros andares do museu contêm as exposições permanentes. Neste andares, podem ver o quadro mais valioso da turquia, "O treinador de tartarugas" pintado por Osman Hamdi Bey em 1906 e cujas reproduções encontram em todo o lado.

Outro ponto forte do museu é o seu restaurante. O ambiente é super agradável, a comida é saborosa e os preços são convidativos. A ementa é dinâmica uma vez que varia consoante as exposições patentes, assim nós tivemos oportunidade de saborear menus columbianos.
Convido aos que vierem até Istambul visitarem o museu de Pêra. Fica por detrás da rua Istiklal, no bairro de Beyoglu. A entrada é de 7 liras turcas.

Mesrutiyer cad.65 _ 34443 Tepebasi _ Beyoglu _ Istambul
Mais uma vez agradeço as fotos ao Ricardo ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário