sábado, 4 de junho de 2011

Troia

A lendária cidade de Troia fica situada na região de Çanakkale, hoje é um sítio arqueológico apenas escavado no verão e que ainda tem muitos segredos por revelar. Troia sempre esteve no meu imaginário graças à sua associação na mitologia grega e finalmente pela guerra de Troia que envolvia a bela Helena no famoso poema a Ilíada de Homero, ou finalmente pelo filme recente "Troia". 
Foi o alemão Heinrich Schlieman que iniciou as escavações em 1870 e descobriu várias cidades construídas ao longo do tempo, expandido-se. Troia conheceu um franco desenvolvimento económico mas depois da queda do império bizantino declinou. O sítio arqueológico está delimitado e em cada ponto temos explicações do que se está a ver. Troia foi finalmente vencida pelos aliados gregos pela sua astúcia e o cavalo de madeira é o seu símbolo. Finalmente, conheci mais um dos lugares míticos da nossa cultura: a mítica Tróia!

2 comentários:

  1. Isto faz-me lembrar a história "Ulisses", da Maria Alberta Menéres, que era de leitura obrigatória já não sei em que ano da escolaridade obrigatória!!!
    Beijinho, aproveita bem essas viagens pelo mundo ;)

    ResponderEliminar