domingo, 3 de abril de 2011

Asitane

 Foto 1
 Foto 2
 Foto 3
Foto 4 


Tínhamos visto que o restaurante Asitane estava no ranking dos 10 melhores restaurantes de Istambul no que diz respeito a comida tradicional turca situando-se na 5ª posição. Por vezes, é preciso ter um pé atrás quanto a esses rankings e quanto a qualificação dos restaurantes porque por detrás há muitas vezes interesses. No entanto, com um dia chuvoso como o de hoje lá fomos nós descobrir o restaurante, não há melhor ponto de referência do que dizer que fica ao lado, literalmente falando, de São Salvador de Chora (Kariyé em turco) museu célebre pelos seus mosaicos do século XII onde podem ver nos vários paineis episódios da vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria (já aqui refrenciado).
Nestas fotos podem ver o que degustamos da sobremesa à entrada. O que dizer?? Foi uma surpresa deliciosa e repleta de novos sabores, este restaurante dedica-se a redescobrir receitas otomanas que foram esquecidas. A aposta é garantia de sucesso!!
Como entradas pedimos uma sopa com castanhas, iogurte, tomate, menta e pasta de pimento vermelho (não tirei foto), o sabor é muito diferente das nossas sopas, no ínicio é um pouco estranho mas é uma sopa muito ligeira; pedimos também queijo grelhado com cogumelos "ostra" (foto 4), o queijo e a combinação dos cogumelos é fantástica, ao saborear o queijo apercebemo-nos de que é grelhado a lenha.
Como pratos principais pedimos"Mutanjene" (foto 2), cordeiro grelhado com amêndoa, alperce e sultanas acompanhado de um arroz verde, e "Mahmudiyye" (foto 3), frango temperado com canela, cravo, e servido com alperce, sultanas e amêndoas assim como com arroz de açafrão. Ambos os pratos tinham sabores requintados e a combinação das carnes com frutas secas resultou muito bem. Ambos os arrozes eram leves e soltos...
Finalmente, para sobremesa escolhemos "Helatiye" e "Zerde" (foto 1)à base de leite, o primeiro é um pudim servido aos bocados com pistáchios, amêndoas e fruta da época (neste caso, romã) num xarope de rosa, o segundo é um pudim de açafrão.
Um autêntico almoço de sultão/sultana, foi uma ótima experiência descobrir e saborear novos sabores e saber que há quem esteja interessado em trabalhar receitas de outros tempos. Para quem tenha ficado interessado fica aqui o site http://www.asitanerestaurant.com/ , o ambiente é muito agradável, o serviço impecável, com tempo adequado entre os pratos, música otomana clássica. Está aberto todos os dias, e parece-me uma sugestão indicada para quem vai visitar São Salvador de Chora e queira desfrutar de uma excelente refeição sem pressas. Há muito tempo que não ficávamos sob o charme de um novo restaurante!!


Sem comentários:

Enviar um comentário