segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A Mesquita de Solimão O Magnífico





A Mesquita de Solimão O Magnífico esteve em restauro de 2007 a finais de 2010. A sua restauração deveria ter sido acabada no início do ano de 2010 visto que Istambul fora capital da cultura europeia nesse ano, mas só nas festas do sacrificio em novembro de 2010 é que foi reaberta ao público. A Mesquita está fantástica e recuperou todo o seu brio, o complexo exterior é muito interessante porque faz com que a mesquita esteja isolada da confusão de Istambul e dos seus mais de 15 milhões de habitantes.
Aquando da nossa visita, estava a decorrer uma cerimónia oficial (estavam lá inúmeros jornalistas) mas não estava muita gente. A cúpola da mesquita é linda (as fotos não conseguem reproduzir essa beleza), as cores utilizadas muito suaves e o ambiente muito agradável. Esta mesquita é a maior de Istambul e fica localizada na terceira colina, fica perto do Grand Bazar. Foi construída entre os anos de 1550 e 1557, numa tentativa de superar Santa Sofia (a construção da mesquita Azul é posterior) pelo maior arquitecto do império otomano Sinan (1489-1588). Possui 4 minaretes que estão rodeados de 10 balcões indicando dessa forma que Solimão era o 4º sultão de Istambul e o 10º da dinastia otomana. Como todas as mesquitas imperiais de Istambul, possui um complexo social composto de medresas, de um caravanseralho, de um hospital, de um hamam, e de um bazar para suportar as despesas e pagar as pessoas que lá trabalhavam. O hamam da mesquita de Solimão O Magnífico é ainda utilizado e é um dos poucos mistos, aconselho para quem queira fazer com o seu namorado/marido.
O sultão Solimão foi muito amado pelo seu povo e a sua mulher que primeira fora concubina é quase tão mais conhecida quanto ele, Roxelana mulher poderosa em todos os sentidos. Mas isso fica para outra história...

3 comentários:

  1. gostei! mesmo que ao vivo seja mil vezes melhor sempre dá para matar a curiosidade a quem não pode ver ao vivo e a cores! ;)
    resumindo... magnífico! :)

    ResponderEliminar
  2. A mesquita iluminada com as lampadas faz lembrar os ambientes das mil e uma noites!! Espero que um dia possas vê-la ao vivo!!:)

    ResponderEliminar