quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Taxistas

Taxímetro no espelho
Taksi

Não é preciso chegar à Turquia para se verificar que os taxistas tentam sempre enganar o turista. O de Lisboa só não o faz se não puder. Os taxistas vêm todos da mesma escola. Por isso as precauções que dou aos meus clientes são:

- se precisarem de um taxi ao sair do hotel peçam à recepção do hotel para chamar um de confiança, porque desta forma ficam a saber graças ao taxímetro o valor real da corrida;

- se o taxista quiser negociar o preço nunca aceitam o que ele propõe, deve-se regatear ou se não tiver essa habilidade, chamam outro taxi que utiliza DE FATO (2ºnovo acordo ortográfico) o taxímetro;

- evitar SEMPRE de pagar com notas altas e caso não seja possível só lhe entregar a nota grande quando já vêm ou têm o troco;

- caso ao chegar ao hotel tenham algum problema com o taxista, porque são poucos os que falam inglês, chaman o recepcionista ou o segurança do hotel.

Estas são algumas dicas válidas para qualquer taxista do mundo.
Eu quando apanho um taxi faço-lhe sempre entender que vivo em Istanbul e que a mim ele não me engana. No fim, só para chatear peço-lhe uma factura!
Mas nem todos os taxistas são maus, no ano passado um cliente brasileiro esqueceu-se da carteira com todos os documentos, cartões e dinheiro no taxi à noite. O taxista voltou ao hotel para entregar a carteira, que o cliente nem se tinha apercebido ter deixado là. A recompensa foi generosa.
Os taxis aqui são muito económicos e há em todo o lugar a qualquer hora e na sua maioria são prestáveis e adoram falar nem que seja em turco e que não se perceba nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário