sábado, 6 de novembro de 2010

Sábado cultural

Hoje foi um dia dedicado à cultura, finalmente conseguimos ir ver a exposição The Body Worlds que está patente no armazém "Antrepo 3" em Karaköy (ver post do dia 2 de outubro de 2010). Para quem vem de tramway pode sair na estação de Tophane, a entrada para a exposição é a mesma da do Museu de Arte Moderna de Istambul.
A exposição está muito bem estruturada, penso que para pessoas sensíveis não seja recomendada. Vêem-se uma sucessão de corpos "plastificados", dependendo do propósito vêem-se orgãos, sistemas nervosos, músculos etc... Podemos ver pulmões sãos ou negros por causa do tabaco, fígados sãos ou com cirrose e muitos mais...Possui muitas explicações em turco mas também em inglês (a nossa salvação). É uma exposição para ver com tempo (de hora e meia a duas horas) para poder apreciar e compreender todos os corpos e órgãos expostos. Nesta exposição também há o corpo de um cavalo e de uma girafa. O processo de "plastificação" por exemplo do conjunto homem e cavalo demorou três anos a ser concluído. Todo o processo é muito minucioso como ficou demonstrado no filme de sete minutos exibido no final da exposição.
De referir que todos os corpos patentes são corpos doados em vida pelos próprios mas a verdade é que havia muitos mais homens do que mulheres...
Depois desta exposição fomos visitar uma outra exposição em Pera (junto à rua Istiklal) acerca de três japoneses que estabeleceram relações diplomáticas e comerciais entre o japão e a turquia (na altura império otomano). Foi interessante ver a interacção de duas culturas tão fortes e ver croquis e desenhos acerca da sociedade turca visto pelo olhar de um habitante do país do sol nascente ...Mais do que isso esta exposição é gratuita e pode ser vista até início de fevereiro de 2011. É por isso e muito mais que Istambul continua a nos encantar!

Sem comentários:

Enviar um comentário