terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eyüp, Colina de Pierre Lotti







Da colina de Pierre Lotti temos uma vista fantástica sobre o Corno de Ouro, esse braço de mar que separa a europa antiga da europa moderna. Dali se pode ver ao longe a torre de Gálata, a torre da justiça do Palácio de Topkapi, Santa Sofia, a Mesquita Azul, a Mesquita de Solimão o Magnifico (ainda fechada) e a torra de Beyazit para além de muitos outros edifícios ou monumentos.

Mais perto temos a antiga ponte de gálata e a mesquita de Eyüp, muito importante para os muçilmanos. Eyüp foi o porta estandarte do profeta Maomé e crê-se que tenha falecido onde se fez a mesquita e o seu túmulo. Do topo da colina de Pierre Lotti pode-se descer por um caminho que atravessa o maior cimetério muçulmano da cidade até à mesquita de Eyüp. Ao contrário do que se pode pensar é um lugar muito frequentado especialmente às sextas-feiras (dia mais importante para a oração do meio dia) e aos fins de semana para beber um chá e apeciar a vista.
Para aceder ao topo da colina pode-se ir directamente de taxi ou a partir de Eyüp pode-se apanhar o teleférico (custo 1,5TL por pessoa) e descer depois a pé pela encosta.
Este lugar não é muito frequentado pelos turistas porque não fica no bairro histórico no entanto é uma boa opção para quem está mais dias na cidade de Istambul e pode aproveitar para depois visitar São Salvador In Chora, um museu muito interessante em que voltarei a falar noutro post.

Sem comentários:

Enviar um comentário