terça-feira, 14 de julho de 2015

Biblioteca

 A entrada da biblioteca principal a 5 minutos de casa.
À espera que a biblioteca abrisse com um dos livros na mão.

Adolescente devorava livros, especialmente nas férias, enquanto não chegava o verão para ir a portugal. Os livros são uma fonte inesgotável de fantasia, sonhos e ao mesmo tempo faz com que escrevemos melhor e sem erros. Por isso tudo, há um mês inscrevi-me a mim e ao baby D na biblioteca da cidades onde vivemos. Para as crianças é gratuito mas optei por ficar também incluida para levar livros para mim se necessário. Para os adultos paga-se 20€ por ano, poder-se-á pensar que é caro mas eu penso que é o valor de um livro comprado por ano. 
Neste primeiro mês, em que nos tornámos menbros da biblioteca, já fomos três vezes. O canto das crianças é enorme. Tem cadeiras, mesas, e alguns brinquedos, imensos livros e até um comboio de madeira recheado de livros para os mais pequenos da idade do baby D. Podemos requisitar imensos, eu levo três de cada vez e gerlamente, um cd de músicas infantis.
Para adultos existe para além dos livros, cds, dvds, blu-ray, mesas de trabalho onde a calma deve reinar. Tudo é informatizado aquando da entrega dos livros e quando os levamos. Passamos os artigos numas máquinas como se fosse num supermercado que lê os códigos e no final, se quisermos, sai um talão com as datas de entregas.
Sou fã, e parece-me um ótimo plano para dias de chuva no inverno e incentivar assim desde pequenino a leitura dos nossos bebés. Claro que o baby D tem livros em casa, tanto em português, francês e alemão mas a biblioteca é uma forma de termos acesso a mais escolha e saber respeitar um livro. Em portugal também ia à biblioteca mas nunca encontrei muitos livro ou romances atuais. Vocês também são adeptas das bibliotecas?

1 comentário:

  1. Gosto de livros, mas não conheço nenhuma biblioteca que tenha instalações boas para as crianças, aqui em Lisboa.

    ResponderEliminar