quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma

Hoje começa a quaresma que dura até a Páscoa. Pouca gente sabe mas nesta altura deve-se jejuar de carne, e não apenas às sextas-feiras. Já o fiz, e este ano vou voltar a fazê-lo todos os dias até à Páscoa. Não são muitos dias (40), e é uma excelente oportunidade de comer mais peixe. Eu tenho este objetivo tal como o de não beber coca-cola, o R. tem outro objetivo a alcançar até à Páscoa (espero que consiga, acredito em ti R.). Para mim, não vai ser muito difícil pois passo facilemente sem comer carne. A Quaresma também é um periodo de introspeção e caridade, época em que se deve dar mais valor à espiritualidade e menos ao material.    E vocês, vão jejuar de algo? Nem que seja carne às sextas-feiras? Até ao liceu andei em escolas, em que à sexta-feira a ementa anual das cantinas nesse dia era sempre peixe, sem saber a razão. Mais do que uma questão religiosa, pode-se assimilar a quaresma a uma conquista pessoal.

2 comentários:

  1. Quando era miuda também comia peixe sempre à Sexta, só mais tarde descobri porquê. Passou a ser um hábito lá em casa, o ano todo.

    ResponderEliminar
  2. Eu sinto-me muito melhor quando não como carne, e nós em casa comemos pouquissimas vezes, vou pensar em fazê-lo durante mais tempo.

    ResponderEliminar