sábado, 31 de julho de 2010

Kartepe












Sair um pouco da confusão de Istambul e dos seus milhões de habitantes e do trânsito que a acompanha só pode ser uma boa ideia. Fomos até Kartepe, uma estância de esqui relativamente recente e que fica a cerca de 100 kms de Istambul depois de Izmit, a caminho de Ankara. A viagem fez-se rapidamente ainda que mais tarde do que o previsto.
À medida que íamos subindo a temperatura ia descendo (passamos de cerca de 30º em Istambul a 18º em Kartepe). No dia seguinte as temperaturas em Kartepe mantiveram-se sempre agradáveis o que nos permitiu dar um longo passeio pelas montanhas durante cerca de duas horas. Nem parecia que estávamos na turquia, podíamos pretender que estávamos em Portugal.
Nesta altura apesar de não haver neve, não faltam actividades para se fazerem, como andar a cavalo, de moto 4 ou dar um mergulho na piscina. Perto de Kartepe existe o lago Sapanca, e uma das especialidades culinárias presente em todos os restaurantes é o alabalik, ou seja a truta.
Apesar de ter sido uma visita curta valeu muito pelo facto de ser muito tranquilo, a paisagem ser linda, o ar ser puro e de ter estado muito bem acompanhada...

1 comentário: