quinta-feira, 12 de março de 2015

Ajuda...

Preciso de ajuda, dicas em relação à comida do baby D. Por aqui há mais de um mês que damos sopa, sopa caseira feita por mim, n variedade de receitas. Uma amiga minha enviou me novas receitas que incluia até fruta na sopa. Já dei eu, já deu a minha mãe quando estamos em portugal, já deu o R. quando está em casa mas a história é sempre a mesma, come pouquissimo.
Agora, assim que vê que lhe ponho o babete baixa a cabeça e fecha a boca. Não há nada que o faça abrir a boca, todas as nossas brincadeiras o fazem sorrir MAS de boca fechada. No fim é sempre a mesma coisa, choro, muito choro e sopa para o lixo. Come poucas colheres com muito sacrifício. Fruta é a mesma coisa :(
Está com 7 meses e 12 dias, só está feliz com a maminha mas não pode ser. Na consulta dos 6 meses e 26 dias, a enfermeira disse apenas para insistir, o que temos feito mas isto está a tornar-se um drama. Faz má cara e cospe a sopa, cospe a banana, cospe a maçã mas abre a boca para comandos, papel, brinquedos e maminha.
Depois não lhe dou maminha pois ele não pode pensar que ela existe para sempre.
Alguém passou por isso? Dicas? Agradecida.

18 comentários:

  1. Olá!
    Esse era um dos meus receios em relação a um filho. Tinha fobia que ele não quisesse comer e que rejeitasse a comida. No inicio estranhava a comida, não queria mas depois foi colaborando.
    O meu truque era ir pondo fruta na ponta da colher, ou alternar uma de sopa e outra de comida. Também me lembro da fase em que chorava tanto e só queria a chupeta e então tirava-lhe a chupeta, ele abria a boca para eu lha dar outra vez e eu enfiava uma colher de sopa e logo a seguir a chucha e ele já não punha fora porque punha-se a chuchar ;)
    Não é fácil, é preciso ir tentando e ele vai acabar por comer! Acho que é uma mais valia teres leitinho teu e sendo ele ainda pequeno fica bem com o leite. Dá-lhe tempo para se ir habituando à comida, deixa-o brincar c om a comida, por vezes eles vão brincando e metendo a boca ao mesmo tempo...cada um é diferente e não há receitas milagrosas!
    espero, de alguma forma, ter ajudado ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras de incentivo Vera, ajudaste, pelo menos sabemos que temos feito de tudo, certamente precisa de mais tempo para perceber que há mais para além de maminha ;) beijinhos

      Eliminar
  2. Ohh Monika... que chatisse... Felizmente não tive esse problema (para já), mas uma vez li num blog (não me lembro o nome senão dizia-te) uma mãe a dizer como o filho comia tão bem, ele dava-lhe, se ele não quisesse comer insistia passados 15 minutos.. outra vez passados 15 minutos... e ele foi comendo... bem, agora não sei se era no início, mas também podes experimentar... na minha opinião, se calhar deves ter é muito cuidado se ele recusar comer e lhe deres mama ele vai achar que será sempre assim... vais ter que ter muita paciência.. pões batata doce na sopa? Fica mais docinha e ele pode gostar... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não lhe dou maminha logo depois por causa disso, só dou umas duas horas depois porque agora fico a pensar se ele não fica com fome.
      Em todas as sopas tenho posto batata doce mas a cara é sempre a mesma.
      Paciência, muita paciência :) beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Mónica.
    Por estas bandas não houve grande stress, mas confesso que a grande responsável por isso foi mesmo a creche. Acho que se tivesse feito tudo "sozinha" tinha sido mais custoso.
    Mas partimos logo de um pressuposto diferente: leite adaptado e mama (unica coisa com que foi esquisito!).
    A sopa foi introduzida aos 4 meses e como ele entrou no infantário 15 dias depois acabou por ser um trabalho conjunto.
    Primeiro há aquela coisa de eles nem saberem o que fazer com a colher na boca e não saberem dar a volta à lingua. Depois há os sabores que eles não estão habituados.
    No principio comia pouquinho pouquinho. Depois foi começando a aumentar a dose e de um dia para o outro "sabia comer". Nem sempre foi facil porque depois há sempre aquelas variantes de : estão com sono, já estão com muita fome, estão mal dispostos, mas não foi tão dificil.
    Ainda hoje acho que ele gosta muito mais do comer da creche do que do meu :)
    Coisa praticas:
    .Já lhe deste papa? (cerelac, bledina, nutriben....) Se sim, qual é a reacção dele? Também fecha a boca?
    .Já lhe deste fruta de "pacote" (da nestle, bledina)? ou só fruta "natural"? A reacção é a mesma?
    .Já lhe deste outras frutas mais diferentes como manga e papaia?
    .Sei que cada pediatra é diferente, mas aos 6 meses a nossa indicou que começasse a comer proteína: carne e peixe magro. Já misturaste na sopa alguma coisa dessas?
    Estou a fazer tanta pergunta porque pode ser que alguma coisa resulte. Acho que se eles aprenderem que há vida para além do leite, podem começar a encarrilhar :)...só têm é que perceber isso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Luciana,
    Obrigada pelas tuas palavras. Tentanto responder as tuas perguntas. Papa não dei por recomendação do pediatra, ainda estive tentada a comprar mas há tanta variedade por aqui que tenho medo de trazer algo que não seja adaptado à idade dele. A verdade é que desde sexta á noite, já abre a boca ainda que poucas vezes. Eu e o meu marido ficamos parvos, até porque se tratava de sopa de boião que em desespero de causa fui comprar para experimentar. Só lhe dei até agora fruta natural, cozida, assada mas nunca de pacote. Hei de investigar isso, já vi aqui no supermercado mas queria ver se não tinha demasiado corantes ou conservantes. No entanto, vou também ver no supermercado biologico que fica a 100 metros de casa. A reação inicial a tudo é a mesma, faz bahh e uma cara muito feia. Carne também experimentei e foi igual. Peixe ainda não pois lá está o pediatra disse mais perto dos 9.
    Hoje ao almoço por exemplo, já não correu tão bem porque também percebi que comigo é sempre pior do que com o papá. Comeu umas tres ou quatro colheres e depois foi choro e choro.
    Vou tentar as tuas dicas e epxerimetar outras frutas.
    Espero que o Di esteja bem, ele está um mimo e nota-se que cresceu,. Ainda bem que não tenho bidés cá para ir abrir a torneira como o Di. Admiro a tua capacidade de conseguir fazer tudo com o teu horário de trabalho!! beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  5. Não te consigo ajudar, mas espero que ja tenhas resolvido o problema.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não :( ontem à noiyte já não quis comer sopa...obrigada na mesma.

      Eliminar
  6. Entao Monika como estão as coisas? O teu pequenito ja come melhor? Vais ver que é apenas até se habituar e depois vai papar tudo tudo :) o G também não anda a comer muito bem, ao contrário do que era antes e lembro-me várias vezes de ti... beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, ainda não, o sacaninha abre a boca para o resto menos sopa mas não desisti ;) Então o que se passa com o G? E tu como estás, pelo teu ultimo post, já passou ou não? beijinho

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  7. todos os bebés são diferentes. O Gui também não foi muito fácil, ele comeu a primeira sopa por volta dos 5 mas só aos 7 é que posso dizer que comia mesmo a sopa, do princípio ao fim. Agora ADORA, fica louco. Só te posso tentar dizer para não desanimares, se ele perceber o drama da refeição, vai cada vez menos querer sopa! tenta dar apenas e só quando ele não tem sono e não está muito próximo da hora de ter fome por exemplo. Já tentaste dar mama antes? Com a mama é tudo fácil, podes dar antes, depois, durante, que nunca faz mal nenhum. Não fiques triste, não es a unica, conheço muitas mães num grupo de mães que estou e vários bebés já com 11 meses ainda só comem a sopa na creche, à noite em casa é sempre maminha. Tenta que seja outra pessoa a dar e não tu. Já meteste sal? sei que dizem para dar sem sal, mas eu se ele não comesse de todo tentaria meter um bocadinho, não te alarmes com isso que eu acho que não é o fim do mundo. Já vi que compraste e deste fruta de frasco, tem cuidado, o que me avisaram é que se dás até eles não comerem bem a sopa, depois é um 31 para ele querer a sopa caseira. Olha e agora um pouco fora mas tu saberás como mãe, e porque não lhe dás pedaços? Outras comidas para ele comer com a mão? Conheces certamente o termo baby led weaning, tenta ver algo que te sintas bem em experimentar... resulta muito bem com bebés que não comem a típica sopa, a alimentaçao deles não precisa ser toda igual, cada bebé lá sabe. Com essa idade o Gui já comia pedaços cozidos e hoje come 2º prato sem se engasgar com nada, o peixe e carne já nunca dou na sopa que ele come à parte e não estranha nada, tudo cozido ou grelhado e sem sal e ele adora :), é só uma dica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas que me deste, vou tentar isso de dar a comida em pedaços, já tentei com a fruta mas fico sempre com menos que se engasgue mas talvez vá à frente já que ele parecia gostar. Fico mais descansada que não é um caso único. A sopa de boião foi mesmo para testar de onde pode vir o problema, fico a pensar que devo ser uma péssima cozinheira ehe Amanhã já lhe vou dar brócolos ou até cenoura cozida :) Não pensava que tinhas passado por isso por causa de ele adorar a sopa. beijinhos a ti e ao Gui :)

      Eliminar
  8. Isso mesmo, o que importa é não desanimar! Eles são pessoas pequeninas, apenas! Tem gostos e ideias próprias! O que disse a mãe do Gui em relação ao sal é verdade... conheço bebés, 2 irmãos e 2 gémeas que NUNCA comiam nada até a mãe pôr um bocadinho de sal.. conheço até médicos que aconselham sal na comida dos bebés!! Já experimentaste enquanto dás a sopa dá-lhe uma colher para a mão... os bebés adoram sentir que controlam a situação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei dar lhe a colher sim :) pois eles quer sempre agarrá-la. Ontem dei-lhe pedaços de pera na mão e ele foi comendo, vou fazendo aos poucos com outros legumes a ver como corre a coisa. obrigada :)

      Eliminar
  9. Olá Monika deixo-te aqui o link de um grupo do face, baby-led weaning – BLW https://www.facebook.com/groups/184083038380349/ . que consiste na introdução de sólidos guiada pelo bebê. comecei a fazer com o meu bebecas a cerca de 3 semanas, espero k ajude...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flávia obrigada pela ajuda, tenho começado a fazer isso mas vou aderir ao grupo. Noto que ele prefere mastigar a fruta do que comer em papa.

      Eliminar