quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mamã de 1ª viagem

À partida ainda me faltam 4 semanas para me tornar mamã, e sendo eu mamã de primeira viagem e com pouca experiência no campo da maternidade/bebés, o R. e eu decidimos por fazer um curso pré-parto.
A minha escolha recaiu sobre uma escola conceituada mas a dois dias do inicio, comunicaram-nos a impossibilidade de este se realizar devido à desistência de um casal. Após conferência, e indicação de um colega de trabalho que acabara de ser pai e muito agradada pela receção dessa instituição, acredito que fizemos a melhor escolha. Fizemos o curso no centro pré e pós-parto em Lisboa que fica na rotunda de entrecampos.
Aqui fica o link de acesso: http://www.preeposparto.com/preeposparto/homepage.php com detalhes e contactos.

Eles são super prestáveis, o curso é muito completo,  e tem muitas atividades complementares. Devido à situação em que nos encontrávamos optamos pela opção do curso express, ou seja de 4 semanas em vez das 7. Adorei a nossa enfermeira, muito prestável, amável e competente. Tive também a oportunidade de assistir a outra aula dada por um outro enfermeiro (aulas perdidas são sempre recuperadas) e também gostei do estilo mais cómico desse enfermeiro especialmente na aula de explicação do parto.
O R. insitiu mais na questão do curso, porque infelizmente, ele apenas pode assistir a uma das aulas e indo eu sempre ficávamos ambos com mais luzes sobre todo o processo. Aprendi muita coisa, corrigiu-se muitas ideias pré-concebidas e mitos, especialmente acerca da amamentação.
Hoje, incluído no curso fui fazer uma aula de ginástica e ainda antes de o baby D. nascer vou a uma aula sobre amamentação (dúvidas). Depois do parto, ainda se tem direito a uma semana de recuperação e assistência para o bebé na clínica durante o primeiro ano de vida além de inúmeros workshops.
Estou francamente muito feliz por ter conhecido o centro pré e pós-parto, e aconselho os papás de primeira viagem a investirem nisso. Percebe-se que é feito por pessoas com vocação, e sentimo-nos em casa.

2 comentários:

  1. Monica,
    Acho que toda a informação é bem vinda...e depois de o menino estar cá fora, fazes a "filtragem" do que realmente resulta com vocês. Por vezes, a teoria mais ou menos universal, não se aplica em todas as situações e nesses casos, vais saber que seguires o teu instinto é a melhor opção...

    Curiosamente, para a semana, vou tentar assistir a uma sessão sobre a amamentação. Pode completar o que aprendi com a nossa experiência e servir para o "próximo" :)

    Comecei a fazer a recuperação pós parto 12 dias depois dele ter nascido e foi bom para tirar dúvidas que vão surgindo no dia a dia.

    Ah pois! vai-te preparando para "virares" as madrugadas..., mas estamos lá/cá é para isso, não é?
    (e mesmo depois de só dormires 2h por dia, olhas para ele e sabes que vale a pena e que tudo faz sentido :))

    Já foste caminhar hoje ? :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. aprende-se sempre imenso! Fizeste bem!

    ResponderEliminar