domingo, 31 de outubro de 2010

Vatan caddesi






Na sexta-feira por causa da intensidade da chuva não houve desfile (feriado da proclamação da república da turquia) na rua Vatan, uma das principais artérias da cidade de Istambul. Foi adiado para hoje, e hoje o sol deu um ar da sua graça e acompanhou todo o desfile, mais parecia um dia de primavera.
Foi por haver este lindo sol que resolvi eu também ir até à Vatan caddesi e assistir ao desfile, aproveitar o domingo de manhã livre e fazer algo de diferente. À boa maneira turca (já não estranho), ao aproximar-me do local do desfile houve um controle policial: abrir a mala e deixar a sra agente passar as mãos pelo corpo. Se tiveres a sorte de te parecer turca (o meu caso) não há problema nenhum, se te pareceres meia-indiana ou meia-paquistanesa como foi o caso da rapariga que estava antes de mim, vai te ser perguntado o porquê de estares aí e o passaporte!Adiante! O desfile começou às onze horas da manhã, o primeiro carro do desfile foi o do presidente da câmara Kadir Topbas. De seguida, vieram os militares, os antigos combatentes, os marinheiros e a força aérea. Desfilaram também, surpreedentemente, enfermeiras (!), atletas desportivos e alunos de inúmeras escolas, todos vestidos com os uniformes. Aqui na turquia usa-se uniforme mesmo nas escolas públicas. O que mais me impressionou foi o facto de gritarem com convicção "Feliz aquele que é turco". Dá que pensar. A quando um "feliz aquele que é português?".

Sem comentários:

Enviar um comentário