quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sicak Helva



Esta é uma sobremesa que o meu namorado adora, mas na verdade não entendo muito bem porquê. Já a provei mais de uma vez para me certificar do sabor e do facto de não gostar. Não tem um sabor definido, no entanto tenho de reconhecer que tem um travo a limão que ajuda.
Tentei ir à procura da receita mas em turco é um pouco difícil e mesmo com a opção de tradução online não fiquei muito mais esclarecida (tradução online é péssima!!).

Existe no entanto umas variações em que se pode colocar chocolate. Basicamente é preciso farinha de sesamo, limão, açúcar, leite, nalguns pode-se acrescentar nozes ou chocolate, o processo de elaboração do doce é misturar tudo. Depois colocar em pequenas taças que suportam ir ao forno, quando a parte de cima caramelizar os doces estão prontos.

O doce é óptimo quente, por isso mesmo que sobrem algumas taças, estas podem ser aquecidas no forno ou até no microondas. Na minha opinião poderia-se comer sicak helva com uma bola de gelado de baunilha por exemplo para tornar a sobremesa mais leve!!

Sem comentários:

Enviar um comentário