segunda-feira, 20 de julho de 2009

Lei anti-tabaco turca

Domingo, dia 19 de Julho foi implementada a extensão da proibição de fumar em locais públicos na Turquia. Em 2008, já tinham começado as restrições, sendo que a população turca teve um ano de transição para aplicar a lei.
Neste momento, a Turquia é o sétimo país da Europa a aplicar esta lei e até a coloca como tendo uma das legislações mais duras, uma vez que não contempla sequer zonas de fumadores como inicialmente previsto.

O hábito de fumar na Turquia é muito grande, muitos são os homens que passam o seu dia a fumar. Na Turquia, fumar é um acto social, fazendo com que o país tenha uma das taxas mais elevadas de fumadores a nível mundial. A dureza da lei reflecte-se também nas multas aplicadas a quem for apanhado a fumar e ao dono do estabelecimento. O fumador terá de pagar 62 liras e o estabelecimento pode ter de pagar até um valor de 5000 liras.

Desde ontem, é proibido fumar em locais públicos como cafés, restaurantes, centros comerciais, escolas, estádios, hospitais, etc... Esta lei é sem dúvida um enorme desafio para os turcos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário