quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sessão Cinema

Ontem foi dia de ir ao cinema, ver um filme não comercial e sem efeitos especiais. Um filme produzido por europeus e filmado algures no norte de áfrica. Este filme chama-se "A fonte das mulheres", é uma comédia dramática em que as mulheres ameaçam fazer greve de sexo se os homens não forem buscar água à fonte que fica longe da aldeia. É um filme, que nos relembra que em muitos lugares as mulheres não teem, infelizmente, um lugar e importância reconhecida na sociedade e nas famílias conservadoras. 
Não deixem de ir ver uma produção independente e vermos novos rostos com interpretações genuínas e talentosas. Nós gostamos de ver filmes não comerciais pela sua qualidade e capacidade de reflexão. Ontem foi mais um, e uma das vantagens de estar em Lisboa é ter acesso a eles!

domingo, 27 de maio de 2012

Servido?

 A nossa compra do dia!
 Vista global de uma bela cerejeira.
Tantas cerejas apetitosas à espera de serem colhidas.

Andei a semana toda com o desejo de comer cerejas, mas não as de supermercado, mas sim as do Fundão, ou melhor as cerejas da Serra da Gardunha cuja fama corresponde ao sabor. No domingo foi dia de concretizar o desejo e de dar um passeio pelas cerejeiras. Aqui ficam com algumas fotos, quem passar por cá pode comprar as caixas de cerejas a preços imbatíveis diretamente do produtor. Em portugal, também temos produtos muito bons e as cerejas são um exemplo disso. Ainda há muitas cerejeiras a tempo de amadurecer para os vários eventos/feiras do mês de junho. 
Só posso acrescentar mais uma coisa, já me deliciei muito com as cerejas. Estão um espanto!!

sábado, 26 de maio de 2012

Descobrir

Não há nada como descobrir, visitar o panorama cultural da cidade onde vivemos. Ainda que só estejamos por aqui ao fim de semana, fomos visitar o museu de lanificios na Covilhã. Estou a tentar aproveitar ao máximo os últimos fins de semana livres. O museu é constituído por dois nucleos, e mostra-nos os processos técnicos e a evolução tecnológica na confeção dos tecidos de lãs. É um processo moroso, técnico mas compensador. Reaproveitaram muito bem antigas fábricas votadas ao abandono e fizeram um excelente trabalho. Os museus estão muito bem organizados e ficamos com uma visão abrangente da evolução deste setor que conheceu em Portugal um declínio importante. Todos nós ouvimos na televisão, notícias a propósito do fecho de fábricas de texteís e isso nota-se bem na Covilhã. Uma das minhas manias em termos de compras de roupa é ver a proveniência da mesma, e cada vez é mais difícil encontrar algo "made in portugal". 
Se vierem à Covilhã, façam uma visita o museu de lanifícios que faz parte da UBI (universidade da Beira Interior). Aqui fica o site: www.museu.ubi.pt 

sábado, 19 de maio de 2012

Finally

Eu (à esquerda) e o R. a caminho da maratona. 

Não tenho tido grande tempo para passar por aqui ou para ir visitar todos os blogues que gosto de ler. Não me esqueço de que prometi uma foto da maratona e neste momento tenho apenas uma tirada por um amigo ainda a caminho da maratona. Foi uma experiência memorável e que correu muito bem, os resultados foram melhores do que aqueles inicialmente previstos. No decorrer da prova, ainda pensei duas vezes o que estava là a fazer, que nunca mais chegava. Os últimos 15 km foram mais díficeis de ultrapassar pois a meta parecia demasiado longe. Mas a sensação de chegar là foi das melhores especialmente porque a atravessei com o R. O R. esteve sempre a dar-me indicações técnicas e foi um treinador muito profissinal com o percurso analisado e os momentos de reabastecimentos sinalizados. Esta maratona acabou por me dar ainda mais energia para continuar a treinar e ir a provas. Gostei muito do ambiente dos ciclistas, do percurso, das dificuldades e estou pronta para a próxima!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

New beginning

Hoje começa uma nova etapa na minha vida profissional e para um novo mundo para o qual não vou querer sair. Estou muito entusiasmada e acredito que esteja preparada para as novas funções. Só me resta estudar muito durante a fase de formação e dar o melhor de mim. Isto implicou ao mesmo tempo, uma nova mudança de residência, e no entretanto enquanto não temos a nova casa, a nossa vida faz-se no hotel. 
Eu até gosto de estar no hotel mas é preciso organizar muito bem a indumentária para x dias, se chove ou não, se faz calor ou não. Isso faz me lembrar quando tive de fazer a mala para a Turquia em que só podia levar 22 kgs para 3 meses. Só posso dizer que tenho muito treino em fazer malas, afinal, todos os meses ou até semanas ando a fazê-las! 

sábado, 5 de maio de 2012

A esta hora...

devo estar a suar, transpirar por todos os cantos...
devo estar bem suja de lama graças a toda esta chuva que tem caído
devo ter caído (esperemos que não)
devo ter praguejado, um pouco, especialmente nas subidas
devo ter comido já umas barras energéticas porque o BTT dá fome
devo-me ter arrependido n vezes de estar nesta aventura apesar de saber que no fim terá valido a pena
devo ter dado uns beijinhos ao meu R. porque faz anos hoje
e esperemos que os 60 kms tenham sido feitos no timing certo!!
Este post foi agendado pelo que certezas e relatos finais serão entregues amanhã.

No entanto fica aqui a certeza em dar os parabéns ao meu querido R., cuja prenda principal é a de poder recomeçar novamente as maratonas e nada melhor do que começar na terra natal com os seus amigos. Vai ser um dia em grande. Muitos parabéns!!
Eu fiz um bolo, aqui ficam as fotos. Não sou grande doceira, parece me que à parte do bolo de iogurte, apenas sei fazer bolo de chocolate! 

 Bolo à saída do forno. Consegui domar o forno desta vez.
Decorado com morangos e um Pumba (o R. adora o Pumba). Tirei a receita do livro "O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo" mas adaptei. 
Não segui as quantidades nem o procedimento (bater claras não resulta comigo!). Simples e delicioso!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Feira do Livro

Há alguns anos que não ia à Feira do Livro, e este ano em que finalmente estou de volta a Lisboa fui dar uma passeio pelas casas editoriais à procura de um livro que infelizmente não encontrei. Deu para ver imensos livros de forma descontraída, num dia de semana e nem mesmo a chuva me atormentou! Quando se gosta de ler e de livros, tudo se combate. Adorei as propostas que existem para as crianças e acredito que se possam trazer livros a preços fantásticos. Ainda tenho intenção de là voltar, afinal a Feira do Livro está patente até ao dia 13 de maio.
 Tempo cinzento e muitas propostas.
Na minha aldeia, felizmente tínhamos uma biblioteca enorme sempre com as últimas novidades. Na adolescência lia 3 livros por semana. Ainda bem que existiam as bibliotecas itinerantes para que a leitura chegasse a todos!