segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ciclo

Afinal parece que um novo ciclo está para começar...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Hino Nacional

Gosto de ouvir o hino nacional e sempre que o ouço sinto emoção e orgulho pela música, letra e significado. Respeito sempre o hino nacional e tenho de estar sempre em pé enquanto é tocado. A razão? Penso por ser patriota ainda que portugal seja um dos meus países e não estar a viver em terras lusas, mas é como portuguesa que me sinto e revejo. "Sou portuguesa" é o que respondo là fora e tenho muito orgulho em mostrar a nossa cultura. 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Livros

Estive a reler um livro que me marcou muito quando o li no colégio. Na altura ficara empolgada na leitura (lia três livros por semana) e a história ficou para sempre na minha memória. O livro escrito por René Barjavel durante a segunda guerra mundial intitula-se "Ravage" ("Devastação") cuja ação acontece em 2052. O livro é precursor da ficção científica em frança numa sociedade análoga às que vemos nos filmes do mesmo género. Altas torres de habitação, carros de dimensões esféricas, aviões supersónicos, aparelhos elétricos que existem hoje em dia, roupas iguais para todos. Nessa sociedade tudo se obtêm sem esforço físico, os alimentos já não provêm da terra nem os animais, tudo cresce em fábricas. Até que a energia desaparece e a sociedade colapsa   , o incêndio destrói tudo... Depois disso, a história tem como protagonista François Deschamps e um pequeno grupo de pessoas que fogem dessa massiva destruição, em direcção ao sul de frança que não evoluíra (teimosos resistentes!). Não vou contar todas as etapas do livro, mas a mensagem que transmite é aquela que me ficou em adolescente, as máquinas têm o seu valor, mas não as devemos sobrevalorizar, há outras características e especialmente as de carácter e de amor, respeito pelos outros que devem ser valorizadas e alimentadas. Não esquecer as nossas origens e respeitarmos o meio ambiente mas também a ideia de que ninguém pode controlar a mente humana e a sua tentativa de invenção, evolução. Voltei a lê-lo ou melhor, devorá-lo, aconselho-o a quem poder ler esta obra, infelizmente parece que não foi traduzido na nossa língua. E vocês, têm algum livro que vos tenha marcado em criança?

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Resumo

Resumo do fim de semana em kms:
- sexta-feira: Lisboa » Caldas da Rainha » Torres Novas » Covilhã
- sábado: Covilhã » Caldas da Rainha
- domingo: Caldas da Rainha » Batalha » Covilhã
- segunda-feira: Covilhã » Lisboa » Torres Novas » Covilhã
- terça-feira: Covilhã » Castelo Branco » Portalegre » Covilhã
- quarta-feira: Covilhã » Caldas da Rainha » ( Lisboa » Marrocos esta última parte para o R.).

Já não posso ver a A23 à minha frente!! Temos estado a aproveitar até ao último momento a autoestrada até começarmos a pagar a SCUT. Mas tanto quilómetros em tão poucos dias dá cabo de qualquer pessoa!! Estamos moídos!! Quase parece agenda de ministro!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

This is it!

O dia de hoje é o meu dia e foi também o dia de partida do R. para Marrocos. Há três anos que não passava o meu dia de aniversário em Portugal. Vamos festejar de forma moderada pois nunca fui dadas a festas para o celebrar. Para o ano há mais!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Há dois anos...

Fiz o meu primeiro passeio de balão na Capadócia. Memorável !! Aconselho a todos experimentarem um dia, a sensação de estar num balão e sobrevoar uma região tão linda é fantástica!

sábado, 5 de novembro de 2011

Galeria do Grand Bazar

 Torre de Gálata, o elétrico nostálgico, Santa Sophia
Torre de Leandro, as famosas gaivotas, a ponte sobre o Bósforo.

Mais umas fotos dos desenhos alusivos à cidade de Istambul na rua principal do Grand Bazar.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

É hoje!

Hoje começa um fim de semana prolongado e de reencontro. Coincide com o facto de nos países muçulmanos  ocorrer o feriado em que se sacrifica uma ovelha, ou uma vaca para quem tem mais posses. Este feriado é móvel porque está relacionado com o final do Ramadão, ele próprio regido pela lua. Por isso o fim de semana vai ter 5 dias para nos divertirmos, passearmos e levar mais coisas para Marrocos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Galeria do Grand Bazar

 Os dois lados da cidade, os barcos, a Torre de Leandro.
Retrato da época otomana.

Na rua principal do Grand Bazar, afixaram uma série de desenhos alusivos à cidade de Istambul. Talvez tenham sido feitos por jovens, gostei das cores de muitos deles. Aqui ficam alguns exemplos.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Novembro

Não sei se será coincidência mas é o mês em que conheço mais pessoas a fazerem anos, incluindo eu. Este ano vou passá-los em Portugal mas sem o R. que vai viajar nesse dia de regresso para Marrocos. Diz-se sempre muito mal do signo escorpião mas nada posso fazer quanto a isso.Sou "escorpiona" e com muito gosto!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tapetes

Há muitos tapetes a vender pelas ruas de Istambul, como já referi, e esta foto é uma amostra de como podem ser expostos para a venda. É preciso alguma cautela para quem está à procura de comprar tapete em Istambul, especialmente nos lugares turísticos, pois os preços são sempre mais altos do que o valor real daí a necessidade de negociar e é preciso ter cuidado para não serem enganados quanto à sua origem. Não tenham pena dos vendedores, eles são exímios negociadores e por mais descontos que consiga, lembre-se de que eles não estarão a perder dinheiro!!