sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Exame de Tang Soo Do

Sábado passado fiz exame de Tang Soo Do. Sempre que venho a portugal e que possa vou às aulas de Tang Soo Do suar, sofrer, saltar mas também meditar e sempre feliz de regressar. Nesta foto, estou a treinar as 3 quebras de tábuas de madeira, sendo a sequência escolhida: pontapé frontal saltado, seguido de uma quebra de punho fechado e finalmente rematado por um pontapé lateral. O exame foi intenso, puxado e longo, podia ter corrido melhor mas dadas as circunstâncias de treino, digamos que fiquei satisfeita até porque tenho sempre em mente um dos mandamentos do Tang Soo Do: Nunca retirar em batalha e por isso aqui estou eu!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

D-7

Quem é que vai estar em terras turcas daqui a uma semana?? Pois é, nós!! Eu e o R. vamos matar as saudades de Istambul, dos amigos turcos e da comida turca...e dar festinhas aos kediler (gatos) que são mais mansos do que os cães.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Saboroso??

Com o calor que ainda se faz sentir até apetecia uma destas sobremesas servidas no Mid Point!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Don ´t miss it!!

O que ver, o que fazer em Istambul? Tanta coisa para ver, para admirar. O mais difícil quando se tem poucos dias é escolher os lugares, ninguém quer perder os monumentos mais importantes. Passear pelas ruas de Istambul por si só é muito enriquecedor. Nesta nova viagem que se avizinha a Istambul, ainda há lugares que quero conhecer especialmente museus que não fazem parte do roteiro dos turistas. 
O que não pode faltar? Um passeio de barco no Bósforo!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Count Down

Falta menos de duas semanas para voltarmos à nossa cidade de eleição, da qual temos imensas saudades. Vamos rever os amigos, rever alguns museus, passear e namorar muito. Já comecei a agendar jantares, saídas!!
Istambul, here we go again!!
Depois rumo a outro continente, outra aventura, outra missão por dois anos.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tang Soo Do

Pratico Tang Soo Do há já alguns anos e é uma das coisas de que sinto mais saudades quando não estou em portugal. Não poder praticar, não poder sentir o espírito de equipa, de família, de disciplina que esta arte me transmite. Faz-me falta o sentido de disciplina, o ritmo é muito exigente e rigoroso mas é disso que gosto. Para além do lado físico também nos faz trabalhar o lado racional, ajuda-nos a ter espírito de sacrifício, humildade e paciência. Para mim, neste momento continua a ser o meu desporto de eleição, posso ir treinar todos os dias, pois todos os treinos são diferentes e é recomendável para crianças a partir dos 5, 6 anos dependendo da sua maturidade por todos as razões já enumeradas.
Bem haja à minha Sa Bo Nim.
Tang Soo!!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Report

Casablanca não foi seguramente uma cidade que nos apaixonou quer seja pelo motivo da visista ou muito provavelmente porque não possui charme e encanto. Quanto ao contraste de sociedade, digamos que a nossa estadia prolongada na Turquia prepara-nos para acharmos muitas coisas normais que a outros seriam atípicas. Muitos são os relatos da confusão do trânsito e da má condução dos marroquinos pois para nós achamo-los até educados e respeitadores dos limites de velocidade muito graças aos inúmeros controles de radares. Quanto à comida voltei a saborear um couscous, prato típico e muito familiar para quem tenha residido em França. Existe alguma variedade, e diferentes standings o que significa também preços distintos. O francês ajuda bastante mas a verdade é que existe muita gente que fala apenas árabe, especialmente os homens que estão nos parques de estacionamento. Mas apanha-se logo o esquema, eles ajudam a estacionar e a ir embora, e é no ato da saída que damos o dinheiro, geralmente dá-se acima dos 5 Dirham (1 euro dá aproximadamente 50 Dirhams).
Muitas coisas há para contar de diferenças culturais, da forma como olhámos outro país sem sermos demasiado formatados pela nossa educação. A experiência fora do país é sem dúvida uma mais-valia para relativizar outras e darmos graças áquilo que alcançamos.

Maratona

Fica aqui a informação de quem quiser fazer a maratona de Istambul com a possibilidade única e anual de atravessar  a primeira ponte sobre o Bósforo a pé (melhor dizendo a correr) que esta realizar-se-á no próximo dia 16 de outubro de 2011 a partir das 9h00. Já prometi que um dia irei fazer esta maratona, não será este ano apesar de revisitar esta encantadora cidade uns dias antes. Estou a treinar mas falta muito ainda!! Talvez em 2012! Esta é uma ótima ocasião para os desportistas poderem praticar a sua modalidade numa cidade charmosa e de visitar pela mesma ocasião monumentos espetaculares. É um grande evento mesmo como mero espectador.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Marrocos

Hoje vamos até Casablanca ver o que achamos da cidade, do país, dos costumes. Mais notícias depois do regresso daqui a uns dias!

sábado, 10 de setembro de 2011

FNO

Foi a loucura!! Uma noite animada, com muito mais pessoas do que imaginava, boa disposição, música para todos os gostos. Foi tão bom ver a cidade de Lisboa tão viva, as ruas estavam lotadas e fez-me sentir em Istambul. O chiado pareceu-me a rua de Istiklal. Foi uma ótima experiência e fico com a certeza de voltar a participar neste evento. O único ponto negativo é que é quase impossível aproveitar os descontos anunciados nas lojas devido ao excesso de pessoas que alimentadas pela oferta de bebidas não saem de lá!!
Para o ano há mais e para a semana há emIstambul!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

FNO

Eu vou!! Ver animação na cidade de Lisboa, pessoas, animação, movimento, música e fazer algum shopping!! Em Istambul será no dia 15 de setembro, para quem estiver lá de passagem vale a pena ir até Sisli.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Novo idioma

Talvez venha a ter de aprender uma nova língua. É sempre empolgante embora me pareça uma língua complicada. a ver, vamos, certezas só no fim do mês!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Apetecia-me...

comer um pide!! Tenho de averiguar se o restaurante turco da minha cidade tem pides à altura dos de Istambul!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Week-end



Foi difícil escolher umas fotos do evento "Passeio histórico" de veículos motorizados no Caramulo. Muitos carros clássicos mas também desportivos, alguns corredores antigos. Pudemos inclusive ver o camião da Elisabete Jacinto no qual faz o Dakar, e um Rolls Royce dos antigos...Para a próxima fica a visita do museu e da serra do Caramulo.

domingo, 4 de setembro de 2011

Tâmaras

Sempre gostei desta palavra em português, nem tanto do fruto em si mas a tâmara é muito apreciado nos países árabes e também na turquia especialmente na época do ramadão pois não pode faltar na mesa no seker bayram. São muito nutritivas, as hurma (tâmara em turco) são importadas, podem encontrá-las no bazar das especiarias a vários preços e de tamanhos diferentes. Encontrar uma tamareira junto a uma casa é sinal de hospitalidade. Devido ás suas propriedades nutritivas as tâmaras são veneradas pois diz-se que um beduíno pode aguentar três dias de marcha com apenas uma tâmara pois no primeiro dia come a pela, no segundo o fruto e no terceiro o caroço.

sábado, 3 de setembro de 2011

Tapetes

Ao passear pelas ruas de sultanahmet, bairro turístico e histórico onde se encontra a Mesquita Azul, Santa Sofia e muitos outros museus...podemos apreciar tapetes à venda que são colocados no chão, na estrada. Não vale a pena tentar desviar-se para não os pisar, a estratégia dos vendedores é que façamos isso mesmo: pisar os tapetes demonstra a sua qualidade, trata-se sempre de tapetes em segunda-mão. Há muitos vendedores que percorrem as aldeias da turquia e de outros países vizinhos para comprar esses tapetes e serem vendidos em Istambul. Por vezes é necessário serem arranjados, outros servem para fazer malas, carteiras: existem muitos talentosos artistas para darem uma nova vida a esses belos tapetes feitos à mão por mulheres.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mid Point

Um dos restaurantes preferidos pela variedade da ementa, pela decoração, pelo ambiente: o Mid Point da rua Istiklal é uma boa opção para quem quer usufruir de uma comida saborosa e ter a magnífica vista sobre o Bósforo. Não é necessário reservar mas é um restaurante com bastante movimento, servem a qualquer hora.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Rentrée

Regresso ao blogue, regresso ao Tang Soo Do, regresso aos horários depois de muitos passeios, encontros, gargalhadas, leituras...