terça-feira, 31 de maio de 2011

Kilitbahir


Kilitbahir é uma pequena localidade situada na península de Gallipoli, palco de intensas e mortíferas batalhas durante a primeira guerra mundial. É um memorial a grande escala dos combatentes que vieram a falecer tanto do lado dos aliados como dos turcos. É impressionante a quantidade de cemitérios assim como o tamanho dos monumentos para lhes prestar homenagem. Todos os anos há sempre australianos, neo-zelandeses e ingleses que vêm até cá para lhes prestar homenagem, mas também muitos turcos. 
Kilitbahir é uma pequena localidade com um forte que desempenhou também um papel importante pois encontra-se do lado europeu onde o estreito de Dardanelos é mais fechado. Em apenas 10 minutos de barcos encontramo-nos em Çanakkale do lado asiático. Aproveitamos o fim de semana prolongado para conhecer esta parte da Turquia, o nosso primeiro objetivo era Çanakkale e depois ir até Tróia. 

segunda-feira, 30 de maio de 2011

E depois das tulipas

é tempo de plantar amores perfeitos para continuar a alegrar a cidade de cores e dar as boas vindas aos milhares de turistas que visitam Istambul e com algum descanso também...

domingo, 29 de maio de 2011

Fenerbahçe

Adeptos do Fenerbahçe a festejar.

Este ano o campeão do liga turca foi o Fenerbahçe, não há forma de não o saber pois as ruas estão cheias de bandeiras do clube. Fenerbahçe é o único grande clube de futebol profissionl situado do lado asiático da cidade. Alguns brasileiros jogam lá, os outros grande clubes de Istambul são o Besiktas, onde temos 4 jogadores portugueses a vestir as cores do clube (o Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa, Hugo Almeida e Manuel Fernandes) e o Galatazaray que este ano teve uma prestação péssima, arriscando-se inclusive a descer de divisão no ano em que estreou um novo estádio caríssimo e enorme (e polémica associada ao facto de este apenas ter sido concluido graças ao partido no poder).
Parabéns ao Fenerbahçe!! Tebrikler!!

sábado, 28 de maio de 2011

Centros comerciais

Música clássica no Forum Marmara

Os centros comerciais turcos são como os centros comerciais portugueses ou seja iguais em todo o mundo com as mesmas marcas presentes, especialmente as do grupo inditex e afins... Sendo a população de Istambul entre os 15 e os 17 milhões de habitantes, é normal que haja alguns centros comerciais, passamos dos 50 e nos proximos anos o número vai duplicar. Os centros comerciais aqui dão a ideia de que estamos sempre na época natalícia sempre cheio de pessoas, sobretudo nos dias de chuva mas na verdade os turcos preferem de longe o comércio tradicional. Abriu há pouquíssimo tempo um shopping enorme com mais de 300 lojas, o Forum Marmara que acabou as suas obras em tempo recorde pois pouco tempo antes disso tínhamos passado por lá e só se via betão!! O ponto positivo deste shopping é que tem áreas enormes de esplanada no último andar, ótimo para beber um çay (chá).

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Massa de amêndoa


Não são legumes mas doces feitos com massa de amêndoa. Esta montra, de uma doçaria conhecida em Kadikoy oferece uma multitude de frutas e legumes doces e a primeira vez que os vi lembrei-me logo da especialidade do algarve! Nunca provei mas o aspecto é igual ainda que sejam maiores do que os algarvios e feitos à base de amêndoa. Dizem que é tipicamente turco quando eu afirmei que também tínhamos os mesmos doces típicos no sul de portugal...Resta saber quem influenciou quem....Esta é mais uma semelhança entre os dois países.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Catedral de Segóvia


Não se pode tirar fotografias na Catedral de Segóvia, esta é constituída por uma série de capilhas. O seu estilo e cronologia definam a Catedral como gótica, mas a conceção do espaço, a luminosidade e o seu tratamento respondem a uma estética renascentista. O seu interior é rico, o coro gótico do século XV imponente. Todavía, a Catedral precisa de alguns trabalhos de restauros principalmente na parte lateral esquerda onde os tetos das capilhas mostram que também sofrem da idade. Cada capilha é dedicada a um santo diferente ou a um acontecimento na vida de Jesus Cristo. O custo da entrada para a Catedral é simbólico e vale a pena visitá-la, fica a poucos minutos do Alcazar.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aqueduto de Segóvia



Construido para abastecer água à cidade nos finais do século I d.c este é sem dúvida um dos monumentos mais importantes de Segóvia. Foi declarado monumento nacional em 1884 e património da humanidade em 1985. Fica situado na parte baixa da cidade e é ponto de encontro para as saídas noturnas.

terça-feira, 24 de maio de 2011

El Alcazar de Segóvia - detalhes

Bandeira de Portugal num dos vitrais 

Jardim à francesa 

Imagens religiosas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Os turcos e a publicidade!

A Kate, recém casada com o William não sabe que é a estrela da campanha de publicidade em Çanakkale!!

Pide

Pide é nem mais nem menos do que pizza turca, pode ser de queijo, com sucuk (salsicha picante), pode ser de carne picada, pode ser mixta...tal como as nossas pizzas. A particularidade das pides é o seu formato. Para quem quiser experimentar é também um prato bastante económico, a saber que a melhor bebida a acompanhar será um ayran (bebida à base de iorgurte com água e uma pitada de sal) ou os refrigerantes habituais. O pide vem geralmente servido numa base de madeira a fazer de prato previamente cortado. Depois é só degustar. Afiyet Olsun (Bom Apetite).

domingo, 22 de maio de 2011

Piscina!

No passado dia 19 de maio abriu oficalmente a época balnear aqui no condominio!! Só falta coragem para a malta dar mergulhos na piscina!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Feriado da Juventude

Hoje 19 de maio é o feriado nacional da juventude, mais uma oportunidade de render homenagem à nova geração e de depositar neles a confiança e esperança e de se sentirem oruglhosos de serem turcos. Um feriado que nos permite ter um fim de semana prolongado de 4 dias, magnífico seria se o sol desse um ar da sua graça.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

El Alcazar de Segóvia



Alguns pormenores das salas do Alcazar de Segóvia, quem vê de fora nunca imagina a riqueza e opulência que existe no seu interior. É muito interessante, as salas estão todas repletas de objetos, e vimos decorrer vários trabalhos de recuperação e preservação do mesmo. O mapa entregue quando se aluga um audioguia é simples e fácil de se orientar, e fundamental para perceber o que se vê nas salas ou o que teria existido antes, quais as obras feitos, os incêndios ocorridos etc...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Por terras de Espanha I - Segóvia

A vista do nosso quarto, as muralhas de Segóvia 

Vista frontal do Alcazar (1min.a pé do nosso hotel)

Uma das muitas praças da cidade

Segóvia é uma cidade encantadora, fácil de se orientar e na qual pode-se visitar o ex-libris da cidade a pé. Para quem vem de carro o único problema é o estacionamento, se no hotel houver a opção de estaionamento não hesite pois é muito mais prático, no nosso hotel até nos permitiram deixar o carro até à hora pretendida para podermos visitar a cidade de manhã. Os três monumentos principais são o Alcazar (castelo séc.XII-XVI), o aqueduto romano de Trajano do séc.I e a Catedral de Segóvia situada na Plaza Mayor. A Catedral e o Alcazar ficam a poucos minutos um do outro na parte superior da cidade e o aqueduto fica na parte de baixo, indo pela rua pedonal e comércio chega-se lá em pouco mais de 5 min. Passear pelas ruas de Segóvia oferece sempre algo de curioso para ver, nem que seja pelas fachadas das casas antigas e modernas, pelo comércio, pela profusão de igrejas existentes. Gostamos muito da cidade, do seu urbanismo e da manutenção dos prédios históricos.

domingo, 15 de maio de 2011

Finalmente!

Um dia espectacular de calor q.b., tranquilo, passeio à beira do mar de marmar de duas horas e almoço leve. Primeiro dia do ano de manga curta, e logo escaldão nos braços!! Não é preciso muito para se ser feliz!!

sábado, 14 de maio de 2011

Komsufirin

É o nome de uma cadeia de padarias/pastelarias que me fazem lembrar as francesas, e a verdade é que o que nos seduziu a primeira vez foi pelo facto de venderem os "pains au chocolat" mas também pela apresentação dos produtos e decoração. A variedade de pães à venda é imensa daí o seu sucesso, os bolos são sempre frescos. O melhor disso tudo é que se pode sentar e comer no Komsufirin acompanhando o seu bolo/salgado com uma das duas bebidas à escolha: chá turco ou limonada. Um dos meus alunos é fã incondicional de um bolo chamado "Klasigi Paskalye Çoregi", contou-me que se trata do bolo típico da páscoa dos gregos ortodoxos que viviam aqui em Istambul, mas que podemos encontrar o ano todo. É a minha próxima compra...

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Por terras de Espanha



Fomos visitar o Monastério de San Lorenzo el Real de El Escorial, edificio enorme repleto de objetos luxuosos, ricos, vistosos e grandiosos, os tectos todos ornamentados, pintados de forma magnífica. Mas o que mais me impressionou foi o panteão dos reis, é algo de surreal pela forma como está organizado, pelo mármore e pela sensação de esmagamento que se sente ao entrar lá! Espanha tem tantos lugares, castelos, monasterios, palácios a visitar...nestes lugares acabamos sempre por fazer um curso de arte sacra tantas são as referências religiosas. O monastério foi construido no século XVI (1563-1584) pelo rei Felipe II e na sua elaboração estavam destacadas todas as partes específicas: o convento dos monges dos jerónimos, a igreja, o palácio público e privado, o panteão real e dos infantes, o seminário, o colégio, a biblioteca, o hospital e recintos para a investigação cientifica, quase todas em funcionamento ainda hoje. O pátio exterior é muito largo e muito frequentado pelos habitantes da vila (especialmente mães com crianças pequenas) pois é muito agradável e fica a dois passos de Madrid. A visita demora bastante tempo e aconselho a alugar um audioguia para ter uma melhor noção do que está a ver. As tapeçarias são fenómenais tanto pela profusão de detalhes, complexidade como pelos seus tamanhos. A visitar sem dúvida!

De regresso a Istambul...

e não há meio de o bom tempo ficar cá!! Já prepararam a piscina e já colocaram as novas espreguiçadeiras mas o céu está carregado de nuvens negras...e nós que deixámos portugal com cerca de 30º aqui estão apenas 16º.