segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Telemóveis a granel

Há vários lugares em Istambul, onde se encontram muitos vendedores ambulantes nas ruas ou que têm pequenas bancadas como esta da fotografia e vendem de tudo. Encontram-se especialmente ao domingo porque muitos destes vendedores vão vender a sua mercadoria frente às lojas que estão encerradas. Pois bem, na foto o que vêm são telemóveis. Pode-se comprar iphone, nokia, samsung, etc telemóevis de todas as marcas, inclusivé marcas para nós completamente desconhecidas made in China com os famosos ecrãs tácteis e que custam imenso dinheiro. Acredito que os preços praticados por estes senhores sejam apelativos mas honestamente nunca perguntei, tenho bastante receio da qualidade dos mesmos e claro que a garantia é algo de completamente utópico. Mas se alguém quiser saber o preço de algum, eu vou lá e assim fico a saber também! Os turcos fazem negócio com tudo e qualquer pessoa! Vendem muito mais coisas estranhas, mas isso fica para outro dia...

domingo, 30 de janeiro de 2011

Pequeno-almoço Alla Turca

Sala cheia!

O nosso pequeno-almoço Alla Turca.


Uma parte da vista.

Há algum tempo que falavamos em ir tomar o pequeno-almoço turco a Çengelkoy, um bairro que fica à beira do Bósforo do lado asíatico (não muito londe de Beylerbeyi, famoso pelo palácio de Beylerbeyi). Hoje foi o dia escolhido apesar da temperatura pouco convidativa (5º) mas já sabíamos que o ambiente iria estar quente e que todos os lugares aqui na Turquia que são abertos no verão estão devidamente isolados e aquecidos no inverno. O café estava cheio, convém referir que este local é bastante famoso porque pode-se trazer para lá a sua comida e consumi-la, pode-se apenas encomendar as bebidas, ou seja, mais frequentemente chá!! Sim, é isso mesmo, as pessoas trazem as suas caixinhas de plástico com comida ou passam por uma pastelaria antes e levam os seus bolos. É a política da casa e tem tido sucesso assim.
Nós não estávamos preparados para tal e pedimos o pequeno-almoço típico alla turca constituído por queijo, charcutaria, pepino, tomate, azeitonas, manteiga, mel, doce, pão e chá
Acrescentámos a isso o famoso Menemen, prato à base de tomates, ovos, pimento e queijo. Sei que pode parecer estranho, e só hoje é que eu também tomei um pequeno-almoço como os locais. E, apesar da minha boa vontade não consegui comer os tomates e os pepinos, ainda provei uma azeitona mas achei que não combinava com o meu café com leite. Hábitos são hábitos!
Para além de ser um lugar muito popular, a vista sobre o Bósforo é uma mais-valia. Tomar o pequeno-almoço, beber um chá e ver os barcos a atravessarem o estreito do Bósforo nesta mítica cidade de Istambul com uma história invejável é fantástico!!
Pequeno-almoço a repetir com certeza e da próxima trazemos lancheira...
Morada: Çinaralti , Aile Çay Bahçesi
Çengelkoy Mah. Çengelkoy Cad.
Çinarli Cami Sk.nº4 Uskudar, Istambul (do lado europeu há barcos para Uskudar)

sábado, 29 de janeiro de 2011

Biutiful

Qual o melhor programa a uma sexta-feira à noite muito fria?
Cinema, claro. Perto de casa, temos um clube desportivo (tenis e natação) que tem várias salas de cinema, restaurantes e cafés. Nunca lá tínhamos ido, ontem foi a estreia. A nossa preocupação aqui na Turquia quando vamos ao cinema é saber se o filme está em versão original, caso contrário não vale a pena (o nosso turco não nos permite tal aventura)! A nossa escolha recaiu sobre o filme Biutiful com Javier Barden em língua castelhana. Nós percebemos bem o filme, no entanto nas partes em que os chineses e os senegaleses falam na sua língua materna, lá tentamos perceber as legendas turcas...Gostamos do filme bem ao estilo europeu, só achamos que talvez houvesse lá cenas um pouco too much para os costumes dos turcos mas também é verdade que as pessoas que vivem no nosso bairro são mentalmente mais abertas e europeizadas.
O intervalo soube bem e aproveitamos para beber um café no Starbucks Coffee (aqui em Istambul há em todo o lugar!) visto que o filme é comprido.
Para quando a estreia de um filme made in Portugal na Turquia??

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Il Padrino

Ontem à noite, depois de termos decidido fazer um jantar leve, um amigo português residente na Turquia ligou-nos para irmos jantar ao restaurante Il Padrino com outros portugueses. Não podiamos recusar, o restaurante fica pertíssimo de casa, eu nunca lá tinha ido e um convívio em língua portuguesa por terras turcas é sempre bemvindo.
Como o nome indica, trata-se de um restaurante de comida italiana e estavámos acompanhados de um grande chefe de culinária de um dos melhores hoteis de Istambul, o que nos valeu uma atenção bem especial por parte do chefe e do staff do Il Padrino. A comida estava excelente, como entrada, foi-nos servido uma mini-pizza com tomate ao jeito de bruschetta, um prato de queijos deliciosos e calamares (especialidade turca). Como prato principal escolhi uma lasanha que estava um espanto, que eu me lembro foi a melhor lasanha que eu comi!! O resto dos convidados escolheu massas e pizzas, todos estavam satisfeitos.
Finalmente, como sobremesa trouxeram-nos baklavas com gelado, especialidade turca. A combinação do baklava, muito doce, com gelado foi muito boa ideia para balançar o efeito açucarado do baklava. E para coroar a ementa, um verdadeiro tiramisu, feito com mascarpone e leve, cujo sabor estava divinal. No final, à moda italiana, nada melhor do que rematar com um expresso e um limoncello.
A nota a acrescentar é o facto de o valor por pessoa ter sido razoável, 40 Tl por pessoa (cerca de 20€). A sala é bem espaçosa, as mesas estão distantes umas das outras e há muitos empregados. O serviço estava à altura e tem-se vista sobre a cozinha.
Aqui fica o endereço para quem quiser experimentar, não tenho, infelizmente nenhuma fotografia para comprovar os pratos...Mas já está prometido voltar lá com amigos para desfrutar novamente destes pratos.
Karaman Ciftligi Cad.nº14, Atasehir, Istambul (lado asiático).
Tel. 00 90 216 573 45 45
http://www.ilpadrino.com.tr/ (diaporama de fotografias do espaço).
No mesmo edificio, existem outros restaurantes de outras especialidades para descobrir noutra altura...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Restaurante de peixe

Este pequeno restaurante de peixe chamado Kadi Nimet - Balikcilik, situa-se em Kadikoy na zona mais animada onde se encontram os restaurantes e bares. É ao mesmo tempo peixaria, e pode-se escolher especificamente o peixe que se quer consumir aquando da sua refeição no restaurante. Experimentámos pela primeira vez Hamsi, ou seja anchovas fritas tal como em Portugal fazemos os jaquinzinhos. Estava uma delícia assim como o robalo grelhado. Apesar da hora tardia a que fomos almoçar (já passava das 16h) o restaurante estava cheio, esperamos pouco tempo e o serviço foi muito rápido. Dá para ver pela decoração a adoração a Ataturk (pai dos turcos, grande herói).
Kadikoy fica do lado asiático da cidade, para quem fica hospedado do lado europeu há barcos para Kadikoy todos os 20 minutos. Vale a pena vir até aqui!!!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cig Kofte

Este prato, ou melhor dizendo esta entrada é muito famosa aqui na Turquia, é originária do centro do país mas encontra-se em muitos lugares na cidade de Istambul. Há também vendedores ambulantes na rua a vender Cig Kofte.
Este prato é feito à base de bulgur muito pequeno (especie de trigo - muitas vezes confundido pelos turistas com arroz), carne picada e especiarias, conferindo-lhe um sabor um pouco picante. Não é cozinhado, e a sua apresentação deve-se ao facto de ser moldado pelas mãos. Come-se o Cig Kofte enrolado em folhas de alface regado com sumo de limão ou de romã. É muito bom e saboroso, refrescante nos jantares de verão.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Calla Lily Vendors

Pormenor do quadro pintado por Diego Rivera em 1943 (museu de Pera).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Frida


Auto-retrato de Frida e retrato de Diego Rivera na sua testa (museu de Pera).

sábado, 22 de janeiro de 2011

O adeus a um recruta.

Pintado por Ilya Repin em 1879, mostra a angústia e tristeza na hora da despedida do jovem recruta que parte para a guerra e que seguramente não voltará para junto dos seus (museu de pera).

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Frente ao altar

Título do quadro de Firs Zhuravlev, "Frente ao altar", de 1874 (museu de pera).
A jovem noiva está a chorar porque vai se casar com o senhor idoso que está a seu lado, e não, não se trata do pai como eu imaginara mas sim do noivo, daí a sua infelicidade.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Exposições temporárias no Museu de Pera


Duas exposições temporárias no Museu de Pera, um dos meus museus preferidos aqui de Istambul e onde temos sempre prazer de lá voltar e especialmente ao seu restaurante.
No 3º piso do museu está patente neste momento a exposição sobre Frida Khalo & Diego Rivera. Tinha muita curiosidade sobre o trabalho de Frida e fiquei fã. Quanto ao estilo de Diego, este não me convenceu. Depois de ter visto essa exposição, fiquei curiosa em saber um pouco mais sobre a vida de ambos e nesse sentido vimos o filme Frida, que recomendo vivamente e onde Salma Hayek faz de protagonista.
Nos 4º e 5º piso do museu existe uma exposição de pintores russos, intitulada "Cenas da Russia Czarita" (século XVIII). Gostei imenso, especialmente de alguns quadros que retratam casamentos de jovens russas com homens muito mais velhos, e quadros a retratar as crianças da época. Foi nessa altura que se começou a dar mais importância às crianças e a tratá-las de forma distinta.
Irei postando algumas fotos de quadros das duas exposições. Ambas estão em exposição até dia 20 de março de 2011. Não percam!!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Serviço personalizado

Esta foto foi tirada em dezembro passado num shopping que fica pertíssimo de casa chamado Palladium, é de muito bom nível e bem frequentado. Nesta foto estão duas bicicletas e um carrinho de malas idêntico aos que existem nos hoteis, isto tudo tem a ver com um serviço que o shopping disponibilizava aos clientes (mediante pagamento) durante o mês de dezembro. Ainda que os turcos não festejam o natal por serem maioritariamente muçulmanos, têm no entanto o hábito de trocar prendas no ano novo. Este serviço resumia-se ao cliente poder dispôr de um moço que acompanhava o cliente durante as suas compras, esperando fora das lojas para carregar as compras ou no carrinho ou na mala da bicicleta. Os moços estavam vestidos tal e qual os bell boy de hoteis. Aliado também a este serviço, havia um vestuário onde deixar os casacos que muitas vezes atrapalham aquando das compras e porque tal como em todos os lugares aqui na Turquia também o shopping é demasiado aquecido.
São estes pequenos serviços que fazem a diferença.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vai um café?

Aqui na Turquia quando se quer beber um café dos nossos, ou seja uma bica, convém pedir um expresso, caso contrário podem trazer um café turco com borra (não sou fã!). No entanto, não e preciso pedir ou relembrar ao empregado que se quer também um copo com água. Na Turquia, trazem sempre um copo de água e muitas vezes também uma bolachinha.
Devem ser essas as razões que encarecem o preço do expresso...Não há um preço consensual mas o preço de um expresso aqui é o preço de meia dúzia de bicas tugas...Parece que o café é altamente taxado!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Konya I


No fim de semana antes de irmos a Portugal, fomos até Konya, cidade do interior da Turquia, que fica a cerca de 1h de avião de Istambul. Fomos a passeio, ambos conhecíamos a cidade mas não tínhamos tido oportunidade de descobri-la.
Konya é conhecida pelo movimento fundado por Mevlana dos Dervixes Rodopiantes. É uma cidade mais conservadora, onde por exemplo o álcool é difícil de encontrar e nos poucos lugares onde é vendido sentimo-nos como se estivessemos a fazer algo de ilegal. Levam-nos para os fundos do restaurante mal iluminado e os poucos clientes que lá se encontram olham-nos desconfiados... Em Konya, há imensas mesquitas, quase a todos os 500m, fomos visitar a mesquita de Aladino (fiquei curiosa por ter sido referenciado num blogue_já não sei qual) e por causa desse nome fazer parte da nossa imaginação acerca dos países orientais.
Depois fomos ver o mausoléu de Mevlana, no ano passado não o visitei pois era feriado e estava fechado. Em Istambul, também existem lugares onde se pode assistir a espectáculos de dervixes de qualidade ainda que nem todos o sejam.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bandeira turca

Aqui têm a bandeira turca, é constituída por uma lua crescente e uma estrela num fundo vermelho. Os turcos são muito patrióticos e bandeiras turcas vêem-se em todo o lado para além dos edifícios públicos. Nos feriados nacionais é ver as bandeiras turcas que são vendidas, essas e as de Ataturk (nós também temos o nosso retrato aqui em casa oferecido pelo nosso amigo P.).
O significado da bandeira turca não é muito certo, foi adoptada em 1876 e tem muitas semelhanças com a antiga bandeira do império otomano.
A explicação mais comum e a que dou aos meus clientes é esta: após a batalha do Kosovo em 1448, o sultão Murad II terá avistado o reflexo da lua e da estrela sob uma poça de sangue. Tendo vencida essa batalha, essa visão foi interpretada como um bom augurio e a estrela e a lua foram adoptados na bandeira otomana. Acerca da bandeira também existem explicações relativas a Mehmet II e a Ataturk.
A afeição que os turcos têm pela bandeira reflete-se especialmene nas contas do estado turco, as bandeiras são de tamanhos muito grandes e precisam obviamente de alguma manutenção/substituição. Nos feriados é que nos apercebemos do tamanho que alguma podem ter. O amor à pátria não é apenas quando a selecção de futebol vinga numa grande competição mas todos os dias. Não fazia mal aos portugueses um pouco desse amor à pátria mãe.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Haydarpasa



Haydarpasa é a estação de comboio de Istambul situada do lado asiático da cidade que ardeu em finais de novembro de 2010. Pode-se ver na parte superior os danos causados pelo incêndio. Já começaram as obras de restauro! É a estação de comboio mais antiga da Turquia no continente asático.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Balik Ekmek




Uma das comidas típicas de rua que se encontra em Istambul, especialmente perto da ponte de Gálata e de mercados de peixe, é a famosa sandes de peixe ou "Balik Ekmek" (peixe no pão). Trata-se de metade de um pão comprido onde se coloca alface, cebola e o famoso peixe grelhado, isto é cavala. Junto à ponte de Gálata, do lado de Eminonu (frente ao Bazar das Especiarias/Egípcio) existem uns barcos onde se grelham as cavalas durante todo o dia! É um prato muito económico, os turcos gostam de acompanhar com um copo de pickles e depois bebem o suco dos pickles. Frente a esses barcos tem uns bancos baixissimos onde se pode comer e apreciar a ponte com os seus pescadores...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Calçada

Não sei se é calçada à portuguesa mas é mais uma das semelhanças entre os dois países. O calceteiro está a acabar este passeio que leva ao mar de Marmara num final de tarde solarengo de janeiro... Só não fazem desenhos como no nosso país, afinal é calçada à turca...