domingo, 31 de outubro de 2010

Vatan caddesi






Na sexta-feira por causa da intensidade da chuva não houve desfile (feriado da proclamação da república da turquia) na rua Vatan, uma das principais artérias da cidade de Istambul. Foi adiado para hoje, e hoje o sol deu um ar da sua graça e acompanhou todo o desfile, mais parecia um dia de primavera.
Foi por haver este lindo sol que resolvi eu também ir até à Vatan caddesi e assistir ao desfile, aproveitar o domingo de manhã livre e fazer algo de diferente. À boa maneira turca (já não estranho), ao aproximar-me do local do desfile houve um controle policial: abrir a mala e deixar a sra agente passar as mãos pelo corpo. Se tiveres a sorte de te parecer turca (o meu caso) não há problema nenhum, se te pareceres meia-indiana ou meia-paquistanesa como foi o caso da rapariga que estava antes de mim, vai te ser perguntado o porquê de estares aí e o passaporte!Adiante! O desfile começou às onze horas da manhã, o primeiro carro do desfile foi o do presidente da câmara Kadir Topbas. De seguida, vieram os militares, os antigos combatentes, os marinheiros e a força aérea. Desfilaram também, surpreedentemente, enfermeiras (!), atletas desportivos e alunos de inúmeras escolas, todos vestidos com os uniformes. Aqui na turquia usa-se uniforme mesmo nas escolas públicas. O que mais me impressionou foi o facto de gritarem com convicção "Feliz aquele que é turco". Dá que pensar. A quando um "feliz aquele que é português?".

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cumhuriyet Bayrami


Hoje é feriado, dia da proclamação da república da turquia, aconteceu no 29 de outubro de 1923, ou seja há 87 anos. Ao final da noite vai haver um enorme fogo de artfício, isto se o tempo ficar um pouco melhor, caso contrário vai ser cancelado.
O tempo resfriou muito, estão 12 graus e a chuva não para de cair. O ano passado a chuva também fazia parte da festa. Aqui quando é feriado qualquer edificio, instituição exibe com orgulho uma bandeira turca ou uma bandeira com o retrato de Ataturk. Quanto maior, melhor!
Os portugueses também podiam começar a fazer isso para o dia 5 de outubro, não acham?

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Descalçar-se.

Descalçar-se à entrada de casa é um hábito comum aqui na turquia, qualquer que seja a casa onde se vá. Quando estivemos a ver apartamentos para alugar, também éramos convidados a tirar os nossos sapatos antes de fazer a visita ou a calçar as "galoches" de hospital.
Pois bem, ontem os dois técnicos que foram instalar a internet, fizeram o mesmo. Não é preciso pedir, é um hábito automático. Estupendo! Quem fica contente é a dona de casa claro!!
Nós já temos um stock de chinelos para brindar os nossos convidados. Hosgeldiniz! (Bemvindo).
Quando voltar a Portugal, vou instituir isso na minha casa a todas as visitas!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ayran

sabe tão bem à refeição...
Não, não é alcóolico. É uma bebida feita à base de iogurte, com água e uma pitada de sal.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bugigangas

Loja de bugigangas à porta nº1 do Grand Bazar

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fado - Cristina Branco

O concerto de fado a que fomos assistir da fadista portuguesa Cristina Branco decorreu na sala de concerto de Cemal Resit Rey, que fica a cerca de 10 min a pé da praça de Taksim. A sala estava quase cheia, começou a horas e lá estivemos nós a ouvir música portuguesa durante cerca de hora e meia. Não sabemos se este espectáculo nos matou ou nos deu mais saudades de casa mas a verdade é que nos fez bem. No final do espectáculo, fomos dar uma palavra de parabéns à artista e tirar uma foto, nós dois dos únicos três portugueses que estavam na sala.
Para o ano há mais música portuguesa, em março de 2011 Ana Moura será a artista convidada para vir até Istambul. E nós vamos marcar presença!!
Vou aqui enunciar os músicos que acompanhavam a Cristina Branco:
- Bernardo Couto, guitarra portuguesa (fantástico!);
- Ricardo Dias, piano;
- Alexandre Silva, guitarra acústica;
- Fernando Maia, guitarra de base.
Para quem vier até Istambul, podem consultar a agenda cultural no site www.crrks.org . Existe imensa oferta e a preços ainda mais económicos.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sons de Portugal

Hoje à fado aqui em Istambul, Cristina Branco vai actuar na sala de concerto de Cemal Resit Rey, que fica perto de Taksim.
O bilhete tem um preço correcto de 40 TL (cerca de 2o€), e começa às 20h00.
Vai ser, sem dúvida um serão agradável.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mar de Marmara


Todos os dias tenho a oportunidade de observar o mar enquanto estou a tomar o pequeno-almoço, de apreciar estes barcos que aguardam pacientemente a autorização de atravessar o estreito do Bósforo e rumar até ao mar Negro. O mar de Marmara é um mar quase fechado, a norte pelo estreito do bósforo, a sul pelo estreito de dardanelos.
Melhor do que observar esse quadro diário é passear à beira mar, istanbul possui kilometros de "paradão" no qual se pode andar a pé, de bicicleta, tomar um chá ou fazer pique-niques. Prazeres simples mas tão agradáveis...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Manifestação







No domingo, mais uma vez a rua Istiklal foi palco de uma manifestação, mas ao contrário do que sucede com as outras, esta manifestação era silenciosa e muitos dos slogans estavam traduzidos em inglês. Um dos manifestantes até falou comigo acerca do seu e de como estava farto de estar num país em que não tinham livre acesso à informação e de não se puderem exprimir livremente, de haver restrições na internet...
Esta manifestação era a ocasião de reinvidicar o direito a ser diferente e a poder mostrá-lo sem ser apontado e de poder questionar e não apenas aceitar novas imposições do governo.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Implantação da Republica


Hoje em portugal é feriado e festeja-se o centenário da implantação da república que foi proclamado às 8h da manhã por José Relvas no dia 5 de outubro de 1910 nos paços do concelho em Lisboa.
Portugal deixou de ser uma monarquia, aliás D.Manuel II nessa altura partiu em exílio para Inglaterra com a restante família real.
A implantação da república fez com que se adoptasse nova bandeira e hino nacional, os quais permanecem até hoje e a moeda adoptada na altura fora o escudo.
A importância deste dia determinou que fosse feriado.

sábado, 2 de outubro de 2010

Body Worlds



A exposição Body Worlds internacionalmente conhecida está patente em istambul, em Tophane mesmo ao lado do museu de arte moderna. Dizem que ao visitar esta exposição mudamos a forma como olhamos para o nosso corpo. Estou com curiosidade em ir vê-la, pois observamos os corpos em todas as fases da vida, desde o nascimento até a velhice e mostra quais os efeitos de stress, tabaco ou doenças nele. Esta mostra dos corpos é feita por um processo que se chama "plastinação" e efectuada pelo cientista e físico alemão Dr.Gunther Von Hagens.

Body Worlds pode ser vista no "Antrepö 3" até dia 17 de dezembro de 2010, de domingo a 5ª abre das 10h às 18h30, às 6ª e sábados das 10h às 20h. O preço geral é de 25 TL, têm preços diferenciados para crianças e adultos com mais de 65 anos.Já sabem, se depois da visita quiserem almoçar, venham até ao restaurante do museu de arte moderna (entrada especial) cuja vista sobre o bósforo é fantástica.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O aviário

Não encontrei os pássaros!


A turquia é hoje em dia um dos sítios ornitológicos mais importantes da europa, com mais de 400 especies diferentes de aves. Especialmente na Antaólia, esta região tem sido lugar ideal de migração para várias especies, tais como para os flamengos.
As aves têm tido sempre uma influência no imaginário e na vida dos humanos. No oriente as aves são consideradas agentes de necromancia, símbolos de poder, cósmicos tal como a fénix. O aviário foi fundado no virar do século no palácio de Dolmabahçe. O estilo otomano do aviário, que possui um lago artificial e até uma enfermaria, tem sido preservado até hoje. Situa-se nos jardins escondidos do palácio onde convivem nos nossos dias, essencialmente, cisnes e pavões.
Nada mais agradável passear pelos jardins do palácio de Dolmabahçe apreciar a natureza depois de tanto luxo.