quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Banda filarmónica







Surpreendentemente, no fim de semana passado deparamo-nos com uma banda filarmónica turca a desfilar pelas ruas de Sultanahmet da mesma forma que acontece nas nossas aldeias em portugal aquando das festas de verão.
Não deixou de ser agradável descobrir mais uma semelhança entre os dois países.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Viktor & Levi

Parece um hamburger mas não é, é frango recheado de legumes.

Massa vegetariana

Mais uma mostra culinária daquilo que vamos provando por terras turcas ainda que não sejam pratos típicos turcos. Estes, provamo-los num restaurante em kadiköy, do lado asiático, o Viktor Levi cuja reputação é a sua cave de vinhos. Os pratos estavam muito bons mas ao que parece (visto eu não ser uma grande apreciadora) o vinho estava aquém das expectativas.
Ficou como nota positiva o lugar que é muito simpático, ambiente descontraído.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Habitantes de Hebeyli Ada

Este gatinho é um dos mais recentes habitantes da ilha Hebeyli Ada. Nem deu por nós a tiramos a fotografia, ou melhor dizendo nem nós ligou nenhuma. Vida boa!
Um muito obrigado ao Ricardo pela foto!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Heybeli Ada

Uma vista de Heybeli Ada, uma das ilhas dos Príncipes sobre a parte asiática da cidade, Bostanci, num belo dia de folga com o meu Amor. "Que demande le peuple?".

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Festival do Simit







O festival do simit ocorreu em Sultanahmet entre os dias 16 e 19 de setembro. No anfiteatro teve lugar espectáculos e concertos diários e junto ao anfiteatro havia exposição acerca do simit e bancas onde se podia comer simit e beber chá.
O simit é uma rosca de pão com sementes de sésamo (gergelim), que se vende um pouco por todo o lado por vendedores ambulantes. É uma forma rápida e económica de matar a fome.
Faz parte da vida de Istambul e dos seus habitantes, ao apanhar o barco das ilhas por exemplo é hábito mandar às gaivotas bocados de simit, sendo que as mais hábeis conseguem apanhá-los em pleno voo. De manhã, antes de ir para o escritório são muitos os que levam um simit para a pausa da manhã.

Não devem deixar de provar o simit simples ou com queijo acompanhado de um chá.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Çay mi?

Típico chá que se bebe na turquia, ou seja chá preto.

sábado, 18 de setembro de 2010

Cimetério de Eyüp







Ao contrário daquilo que se possa pensar, este cimetério que se encontra na colina de Piyerloti é um dos locais mais frequentados aos fins de semana, é hábito ir beber um çay (chá) là no topo da colina e ir descendo pelo cimetério até à mesquita.
O cimetério muçulmano não tem aquela conotação triste que lhe atribuimos, uma vez que não tem fotos e para além disso este cimetério tem uma vista fantástica. Basta dizer que os que estão là sepultados disfrutem ad eternum uma vista sobre o corno de ouro e as duas margens europeias da cidade de Istambul, a mesma vista que deslumbrou o escritor francês Pierre Lotti.
Para além dos túmulos recentes, mais simples há também túmulos otomanos que são diferentes até pelo fato de usarem o alfabeto da época. No topo têm, geralmente, turbantes, fez ou flores dependendo do estatuto social ou do género da pessoa.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Teleférico de Eyüp

Estação do teleférico










Já aqui falei de Eyüp e da sua mesquita, esta encontra-se aos pés da colina do café de Piyerloti. Para quem não quiser subir a pé a colina, ou seja, pelo meio do maior cimetério muçulmano da cidade de Istambul pode fazê-lo por teleférico cujo preço é de 1,5TL por pessoa e por viagem. A viagem é rápida, aos fins de semana é melhor ter alguma paciência pois esta zona é muito frequentada nestes dias.
Esta estação de teleférico tem um painéis de mosaicos muito bonitos a retratar episodios da época do império otomano.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A suite!

Entrada de acesso às suites




O quarto roxo

A sala "allaturca" roxa

Ficamos hospedados numa suites em Levent, é um pequeno prédio que tem umas suites compostas por um quarto, casa de banho, kitchinette e sala. Os recepcionistas são muito simpáticos, levam o pequeno-almoço à suite à hora pretendida. As suites variam um pouco de decoração e de cor dominante. A única desvantagem é que não possui parqueamento.
No entanto, ficamos deliciados e a experiência é para repetir. Os preços são muito modestos.



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fashion´s Night

Aqui em Istambul a Fashion Night vai ser no dia 16 de Setembro, ou seja amanhã. A ver vamos se não vou até à zona chique de Nisantasi fazer umas compritas e porque não ir até ao Midpoint!! Já dei a dica a umas queridas clientes com quem passei o dia de hoje!! Há de ser tão fantástico como em Lisboa que aconteceu no dia 9!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Istanbullu


"I am Istanbul, city of cities, mistress of metropolises, community of poets, seat of emperors, favorite of sultans, pearl of the world! And of all the world´s cities, I am without doubt the most magnificient, mysterious and terrible, a city upon whose shores pagans, christians, jews and unbelievers, friend and foe alike, have found safe harbor through the ages, a place where love and betrayal, pleasure and pain, live side by side.

I, daughter of poseidon, miracle of the argonauts, empress of medieval cities, the harbinger of a new age, whose star shines anew in the 21st century, am the city of prosperity and ruin, of defeat and glad tidings, blue as hope, green as poison, rosy as dawn, I am Istanbul; I am the judas tree, in acacia, in lavender; I am turquoise!

My name is Istanbul."


Este excerto é do livro "Istanbullu", escrito por Buket Uzuner. Ao ler estes dois paragrafos fiquei logo com imensa vontade de o ler e não fiquei desapontada antes pelo contrário. Recomendo a leitura deste livro porque consegui encaixar na perfeição os locais referenciados e as personagens. Retrata diferentes personalidades que vivem, convivem e se criticam na sociedade de Istambul. O que é ser Istambullu? A complexidade da cidade que tanto pode acolher os seus habitantes como rejeitá-los. Os estratos sociais que permanecem, a imigração do interior do país, a tentativa de preservação das suas raízes, a multiplicidade de etnias, a dureza da vida numa metrópole hoje com cerca de 15 milhões de habitantes. O trágefo, a educação, a religião, o sexo, todos estes aspectos são retratados neste livro.


É um livro a ler sobre Istambul, tanto para quem está a viver cá como para quem pretende conhecer um pouco mais sobre esta cidade do século 21 e com grandes potencialidades, uma cidade que não pára de crescer e que fervilha!
A meu conhecimento, não tem versão em português apenas em inglês ou espanhol. Só tenho a agradecer ao "Istanbullu" que mo fez descobrir.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tesekkurler 12 Dev Adam


Infelizmente a turquia não ganhou aos estados unidos, o resultado ficou-se por 64 a 81. Foi um jogo bonito, intenso mas definitivamente os americanos têm uma técnica superior. Assistimos ao jogo num pub, foi muito agradável. O meu jogador preferido da turquia é Turkoglu, com o número 15.
No entanto, temos de dar os parabéns à turquia que ficou em segundo lugar e à lituania que ficou em terceiro!!
Mais uma vez "Tesekkurler 12 Dev Adam" ou seja "Obrigado aos 12 gigantes".

Relativamente às eleições foi sem surpresa (pelo menos para mim) que o "evet" (sim) ganhou. Muitos dos meus colegas e amigos estão descontentes!!

domingo, 12 de setembro de 2010

12 de setembro

Ganhámos!!

Hoje é um dia importante aqui na turquia por duas razões diferentes, política e desportiva. É dia de referendo e é a final de basquetebol em que a turquia se conseguiu apurar ontem à noite contra a sérvia (83 a 82) para a final. Esta vitória sabe duplamente melhor visto que a turquia é o pais organizador do campeonato.

O jogo hoje à noite vai ser muito interessante e emocionante (o de ontem foi!!), a turquia vai defrontar os estados unidos. O jogo vai ser às 21h30 e nós vamos ver e apoiar a turquia!!
Quanto às eleições, 50 milhões de eleitores são chamados às urnas neste referendo que prevê alterar a constituição. A escolha é entre o sim, ou seja EVET e o não, ou seja HAYIR. As urnas abram a partir das 9h, vamos ver qual será o resultado e se não houver muita abstenção uma vez que este dia coincide com o final do feriado do ramadão, altura em que muitos turcos aproveitam para umas mini-férias.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Iyi Bayramlar!

Foz do Arelho (Portugal)

Fim do ramadão, ínicio do Bayram Seker ou seja festa do açúcar. É altura de visitar familiares e amigos e oferecer chocolates!! Já tenho as doçarias para distribuir pelos colegas e amigos.
A cidade de Istambul está vazia, toda a gente foi aproveitar o feriado nos destinos de praia, isto é, para o sul da turquia como Izmir, Bodrum ou Antalya e eu não me importava nada de também là estar ou na praia da foz do arelho como a semana passada.

Vapiano _ adenda

Em julho publiquei um post acerca do restaurante italiano Vapiano em que a salada niçoise era a minha perdição. Não é que o dito restaurante refez o seu cardápio e exclui a minha salada!!
Desilusão total!! Experimentei uma nova salada a "insalata americano" que tem camarões, bonfile, tomates, beringela e alface mas não me convenceu.
Desta forma, estamos a re-experimentar os pratos da Vapiano e ver se se mantém ainda nos nossos restaurantes preferidos.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eyüp, Colina de Pierre Lotti







Da colina de Pierre Lotti temos uma vista fantástica sobre o Corno de Ouro, esse braço de mar que separa a europa antiga da europa moderna. Dali se pode ver ao longe a torre de Gálata, a torre da justiça do Palácio de Topkapi, Santa Sofia, a Mesquita Azul, a Mesquita de Solimão o Magnifico (ainda fechada) e a torra de Beyazit para além de muitos outros edifícios ou monumentos.

Mais perto temos a antiga ponte de gálata e a mesquita de Eyüp, muito importante para os muçilmanos. Eyüp foi o porta estandarte do profeta Maomé e crê-se que tenha falecido onde se fez a mesquita e o seu túmulo. Do topo da colina de Pierre Lotti pode-se descer por um caminho que atravessa o maior cimetério muçulmano da cidade até à mesquita de Eyüp. Ao contrário do que se pode pensar é um lugar muito frequentado especialmente às sextas-feiras (dia mais importante para a oração do meio dia) e aos fins de semana para beber um chá e apeciar a vista.
Para aceder ao topo da colina pode-se ir directamente de taxi ou a partir de Eyüp pode-se apanhar o teleférico (custo 1,5TL por pessoa) e descer depois a pé pela encosta.
Este lugar não é muito frequentado pelos turistas porque não fica no bairro histórico no entanto é uma boa opção para quem está mais dias na cidade de Istambul e pode aproveitar para depois visitar São Salvador In Chora, um museu muito interessante em que voltarei a falar noutro post.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

FIBA


Está a decorrer na Turquia o campeonato mundial de basquetebol, começou no dia 28 de agosto e decorre até 12 de setembro. A turquia ontem venceu a frança 95 a 77. No site www.fiba.com/eng (versão em inglês) têm acesso a todas as informações inclusive à compra de bilhetes. Infelizmente, portugal ainda não se destaca neste desporto.
Esperemos que como país organizador a turquia consiga ir longe.