sábado, 28 de agosto de 2010

Feriado no dia 30 de Agosto

Monumento da Independência


O dia 30 de agosto comemora a vitória dos turcos sobre as tropas gregas em 1922 e abre o caminho para a independência e proclamação da República da Turquia no dia 29 de outubro de 1923.


As bandeiras turcas e de Ataturk vão voltar a "vestir" muitos edifícios e casas particulares. Há entregas de coroas de flores nas principais praças e especialmente em Taksim onde tem o monumento erguido em 1928 dedicado a Ataturk e aos heróis da independência e onde acontecem as cerimónias oficiais.
Neste dia também é ocasião para um desfile militar e uma forma de os turcos demonstrarem mais uma vez a sua veia nacionalista e o orgulho em serem Turcos.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O mini da polícia


A polícia de Istambul adquiriu uma nova viatura que se passeia essencialmente na rua Istiklal: o mini.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Free Information


Quem vem até Istambul, poderá encontrar no bairro de Sultanahmet uns jovens com uma T-shirt azul que diz nas costas "Do you need help?" e "Free Information". É uma das iniciativas, inteligentes (a meu ver) que se enquadra no fato de Istambul ser capital europeia da cultura de 2010.
Estes jovens ajudam os turistas, dão informações. Falam todos inglês e são uma forma de combater os "mitras" que pululam em Sultanahmet supostamente para ajudar quando o que realmente querem é levar os turistas para as suas lojas ou serem pagos por darem informações.

Por isso não hesitem em pedir informações ou dicas a estes jovens voluntários que querem transmitir uma imagem séria da sua cidade e fazê-la descobrir aos milhões de turistas que a visitem anualmente.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Taxistas

Taxímetro no espelho
Taksi

Não é preciso chegar à Turquia para se verificar que os taxistas tentam sempre enganar o turista. O de Lisboa só não o faz se não puder. Os taxistas vêm todos da mesma escola. Por isso as precauções que dou aos meus clientes são:

- se precisarem de um taxi ao sair do hotel peçam à recepção do hotel para chamar um de confiança, porque desta forma ficam a saber graças ao taxímetro o valor real da corrida;

- se o taxista quiser negociar o preço nunca aceitam o que ele propõe, deve-se regatear ou se não tiver essa habilidade, chamam outro taxi que utiliza DE FATO (2ºnovo acordo ortográfico) o taxímetro;

- evitar SEMPRE de pagar com notas altas e caso não seja possível só lhe entregar a nota grande quando já vêm ou têm o troco;

- caso ao chegar ao hotel tenham algum problema com o taxista, porque são poucos os que falam inglês, chaman o recepcionista ou o segurança do hotel.

Estas são algumas dicas válidas para qualquer taxista do mundo.
Eu quando apanho um taxi faço-lhe sempre entender que vivo em Istanbul e que a mim ele não me engana. No fim, só para chatear peço-lhe uma factura!
Mas nem todos os taxistas são maus, no ano passado um cliente brasileiro esqueceu-se da carteira com todos os documentos, cartões e dinheiro no taxi à noite. O taxista voltou ao hotel para entregar a carteira, que o cliente nem se tinha apercebido ter deixado là. A recompensa foi generosa.
Os taxis aqui são muito económicos e há em todo o lugar a qualquer hora e na sua maioria são prestáveis e adoram falar nem que seja em turco e que não se perceba nada.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Restaurante Amedros


Carne grelhada flambée

Thai Curry, comida internacional

Moussaka, comida da Anatólia


A conta e dois Amedros



A primeira vez que fomos a este restaurante foi por recomendação de uns clientes meus franceses e adoramos logo à nossa primeira visita. Tem uma localização óptima para os turistas porque se situa no bairro histórico de Sultanahmet e o ponto de referência para o encontrar é dos mais fáceis. Junto à rua onde passa o tramway, do lado oposto ao Mac Donalds, não há como falhar o Amedros.

A comida é refinada, a apresentação dos pratos muito cuidada, os sabores deliciosos e o atendimento impecável. Não há nada de negativo a apontar. Tem esplanada, obviamente para que se possa fumar e no interior tem ar condicionado, condição imprescindível nesta altura do ano. A cada visita, experimentamos novos pratos e nunca nos desiludimos. Ontem aconteceu de novo, o restaurante está sempre cheio e com abiente agradável. No final da refeição oferecem sempre um licor de amêndoa que faz lembrar a amêndoa amarga.

Façam lá uma visita ao Amedros, vale a pena, os preços são correctíssimos.
Morada: Divanyolu Cad.Hoca Rustem Sk.nº7, Sultanahmet, Istambul.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Derviches



Na praça de Sultanahmet no domingo à noite houve um espectáculo de derviches. A praça estava cheia de turistas mas também de turcos, era uma confusão de pessoas. Fomos espreitar o espectáculo mas na verdade não somos fãs deste tipo de actuações. O movimento dos derviches, originário de konya e fundado por Mevlana é um movimento sectário da religião muçulmana em que a comunicação a Allah se faz por danças e músicas.
Os derviches rodam até entrar em transe, têm um protocolo longo e complicado em que na fase final das danças o braço direito está dirigido para o céu e o esquerdo para a terra. O derviche é o elemento de ligação entre a terra e Allah. Os derviches constituem uma das atrações mais famosas da turquia. No entanto, nem todos os lugares que oferecem um espectáculo de derviches são autênticos.

domingo, 15 de agosto de 2010

Legendária Istambul

Ontem, fomos visitar uma exposição acerca de Istambul e da sua história, uma retrospectiva desde o seu ínicio, 8000 anos atrás, desde Bizância até Istambul e que se enquadra no fato de Istambul ser capital europeia da cultura de 2010.
A exposição está patente no museu Sakip Sabanci de 5 de junho até 4 de setembro e não nos desiludiu antes pelo contrário. A exposição está muito bem construída, muito bem estruturada. No início tem uma sala onde se vê o crescimento da cidade, as várias muralhas que a circundaram, a construção dos principais monumentos de cada época.
A exposição foca-se na gloriosa história da cidade que serviu de capital do império bizantino e otomano. assim se percebe a riqueza cultural desta cidade, a mistura de influências e a convivência pacífica das várias religiões, os estatutos específicos de algumas classes...
Recomendo vivamente esta exposição a qualquer pessoa que venha até Istambul e que se possa deslocar ao museu. O museu tem um panorama excelente, frente ao estreito do Bósforo e um horário alargado.
De 3ª a domingo, das 10h às 18h. Às 4ª das 10h às 22h. Encerra às 2ª.
O preço é de 10 TL.
Mais informações e localização: http://muze.sabanciuniv.edu/

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ramadão

Começou no dia 11 de agosto o ramadão. Até dia 9 de setembro, os muçulmanos não podem comer, beber, fumar e ter relações do nascer até ao pôr do sol.
Neste mês torna-se particularmente difícil porque as horas de sol são muito compridas, os praticantes vão passar cerca de 16 horas sem comer nem beber, sendo que neste momento em istambul as temperaturas rondam os 30º.
O ano passado havia tasquinhas na praç do hipodromo mas este ano as mesmas foram mudadas para o bairro de Fatih, bairro mais conservador e menos turístico. Em todo o lugar se nota uma maior concentração de pessoas perto da hora do iftar (refeição da noite), especialmente visível no trânsito. As mesquitas têm uma iluminação especial e algumas até têm umas frases de boas vindas ao ramadão. Alguns restaurantes ou estabelecimentos comerciais mais tradicionais podem encerrar durante o ramadão. É uma época que se quer de limpeza física e espiritual.
O acto de jejuar constitui um dos 5 pilares da religião muçulmana.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"El secreto de sus ojos" bis

Foi preciso fazer um post sobre o filme e não ter nenhuma foto minha sobre ele e ir até uma das transversais da rua Istiklal e ver que numa pequena sala que ainda estão a exibir o referido filme. Eis uma foto do cartaz turco. Só não sei se o filme é em versão original mas acredito que sim, não estou a imaginar conseguirem o mesmo efeito em turco do que em castelhano no que toca a sequência interminável de palavrões.

domingo, 8 de agosto de 2010

"El secreto de sus ojos"


Fomos ver este filme ainda em abril, já deveria ter merecido um post, porque o filme é de facto muito interessante. Ganhou um óscar de melhor filme estrangeiro, e à semelhança do que aconteceu aqui em Istambul creio que em Portugal também não foi muito publicitado (a não ser num artigo da Vogue).
Fomos ver o filme de Juan José Campanella na sua versão original, no ínicio ainda custou sintonizar o castelhano argentino, especialmente porque tem inúmeros palavrões!! O "segredo de seus olhos" (título em português) é um policial em que Esposito, actor principal, decide escrever um romance sobre um dos seus casos problemáticos e não resolvido dos anos 70. A história vai se desenvolver à volta da reabertura do caso, em que as cenas do passado alternam com as do presente de uma forma rápida que nos prende até ao fim.
A conclusão do filme é impressionante e marcante e mais não posso dizer. É definitivamente um filme para ver e rever.

sábado, 7 de agosto de 2010

Parque de Gülhane








O parque de Gülhane, fica pertíssimo de Sultanhamet, uma vez que o parque na sua origem fazia parte do palácio de Topkapi (residência dos sultões até finais do século XIX). Pelo parque pode-se aceder ao referido palácio assim como ao museu de arquelogia, um dos museus mais interessantes de Istambul. Possui também um novo museu que ainda não visitei mas que me parece interessante, o museu de história da ciência e da tecnologia no islão.
O parque é grande, com muitas árvores, muitas flores, na época das tulipas é lindo. Se entrarem pela porta principal em Gülhane, atravessam todo o parque e saem frente ao estreito do Bósforo. Ou seja na extremidade do continente europeu com vista sobre o continente asiático. Ao longe vê-se o Palácio de Dolmabahçe, a primeira ponte sobre o estreito do Bósforo, a Torre de Gálata.
Vista magnífica! O parque de Gülhane é uma paragem interessante para descansar entre as visitas culturais, ao fim de semana é muito concorrido tanto por turistas como por turcos.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mundo pequeno

Turistas no Palácio de Topkapi

Diz-se que o mundo é pequeno. E cada vez é mais verdade.
Ontem no aeroporto, encontrei a minha primeira professora de português, a que me acompanhou no 11º e no 12º ano, a que me fez descobrir a nossa língua, a portuguesa.
De todos os destinos de férias possíveis, de todos os voos possíveis, eis que nos cruzamos no aeroporto de Ataturk em Istambul. Foi tão bom ver uma cara conhecida apesar de ter sido tão rápido.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Galatasaray Island











ou como se diz em português, a ilha do Galatasary, local escolhido para ir passar a tarde da minha merecida folga. Para ir até lá, bastou-me apanhar a linha do metro de superfície até a estação de kabatas e daí o autocarro 25E que vai até Sariyer, e descer em Kuruçesme. A uns 200 metros há uma pequena marina, e onde encontrar uma estátua de um leão, têm o cais do Galatasaray para ir até à ilha.
A Ilha artificial fica a uns 100 metros da beira mar, no Bósforo, um pouco depois da primeira ponte sobre o Bósforo. A entrada não é barata, especialmente para quem não for com alguém que seja sócio do clube de futebol.
O local é super agradável, o ambiente é muito suave, não havia muita gente (não recomendo ir là ao fim de semana), a água salgada (também eu fiquei surpresa) estava óptima. Enquanto se está estendido na toalha (facultada à entrada) pode-se pedir para trazer uma bebida ou uma sandes como fiz.
Os mergulhos souberam-me muito bem visto que há dois anos que não dava um mergulho na água do mar. É definitivamente um experiência par repetir.
Para além do complexo da piscina, também há restaurante, é um local muito afamado pela sua noite porque é explorado pela empresa que gere o Reina a maior discoteca de Istambul. Para a próxima talvez fique lá para jantar ou faça lá uma festa!! Quem sabe?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Competição aquática



Há duas semanas, houve uma competição aquática no estreito do Bósforo, a chegada era em Ortakoy. Fomos até lá espreitar os concorrentes, havia participantes de todas as idades. A chegada não era nada fácil, havia uma corrente bastante forte. As pessoas nadavam mas parecia que não avançavam ou pior iam para trás, oq ue fez com que algumas delas quase a chegar à meta desistiam.
O ambiente era muito agradável e descontraído, o tempo estava fabuloso!

domingo, 1 de agosto de 2010

Alabalik





Fomos almoçar num pequeno restaurante perto do lago de Sapanca, e costume obriga, a ementa foi alabalik, ou seja truta. As entradas estavam saborosas, o ambiente muito sossegado talvez por causa de ser dia de semana ou talvez por causa da hora em que fomos almoçar. Eram quase 16h, umas das coisas melhores aqui na turquia é que se pode comer a qualquer hora. Depois quando voltamos a portugal pensamos que funciona também assim...
Não tenho a morada correcta do restaurante mas tenho uma foto da entrada com o nome do restaurante. Quanto ao preço foi correcto mas apesar disso ficamos sem saber se era preço de turista ou preço de turco!? Pareceu-nos mais à turista...