terça-feira, 29 de junho de 2010

Portugal - Espanha

Grande jogo esta noite. Vamos fazer a festa hoje à noite, portugueses, espanhóis e turcos tudo misturado. Até camisolas da selecção fomos comprar (contrafeitas pois claro!). Quem quiser pode-se se juntar à festa. Estaremos no restaurante FarosHotel (ver post de há dias, dia 27 de junho).
Haja fair-play, bom jogo, cervejas e petiscos!!!!

Botero








Está patente até dia 18 de julho no museu de Pêra uma exposição temporária do pintor columbiano Botero. A exposição ocupa 3 dos 5 pisos do museu e está dividida por temas caros ao pintor. É a primeira vez que Fernando Botero expõe em Istambul, e é neste momento um dos pintores mais singulares do século XXI.

Botero tem uma forma peculiar e particular de pintar, o que faz com que seja facilmente reconhecido (tal como para mim é Miró). De todas as suas influências, a sua identidade latina e columbiana evidencia-se sempre. A exposição está dividida em várias secções tais como o circo, as touradas, as pessoas da américa latina e o estilo de vida da américa latina. A sua visão relativa à vida faz-nos questionar sobre o conceito da beleza no nosso século.

Nesta exposição, podemos observar matadores, pessoas nuas, cardeais, palhaços, artistas de circo e até reinterpretações de quadros célebres. Fiquei encantada com a exposição, tinha criado alguma expectativa e não fiquei desiludida. Para além da exposição temporária, os dois primeiros andares do museu contêm as exposições permanentes. Neste andares, podem ver o quadro mais valioso da turquia, "O treinador de tartarugas" pintado por Osman Hamdi Bey em 1906 e cujas reproduções encontram em todo o lado.

Outro ponto forte do museu é o seu restaurante. O ambiente é super agradável, a comida é saborosa e os preços são convidativos. A ementa é dinâmica uma vez que varia consoante as exposições patentes, assim nós tivemos oportunidade de saborear menus columbianos.
Convido aos que vierem até Istambul visitarem o museu de Pêra. Fica por detrás da rua Istiklal, no bairro de Beyoglu. A entrada é de 7 liras turcas.

Mesrutiyer cad.65 _ 34443 Tepebasi _ Beyoglu _ Istambul
Mais uma vez agradeço as fotos ao Ricardo ;)

domingo, 27 de junho de 2010

Está calor...


e apetece algo para refrescar. À escolha uma cerveja Efes (cerveja mais popular da Turquia) ou um café gelado, bebidas ideais especialmente para ver as partidas de futebol de Portugal.
Para quem estiver hospedado no bairro de Sultanahmet, na linha do tramway, existe um restaurante onde se pode ver os jogos e beber um copo tranquilamente. Desculpem là mas não há tremoços, há é amendoins e afins...
O restaurante chama-se Faros Hotel, e como o nome indica também tem hotel. O atendimento é impecável, os empregados de mesa são super simpáticos. O restaurante possui esplanada, pratos típicos turcos, comida internacional e em breve terá os menus em língua portuguesa (tudo por causa da nossa insistência). Recomendo vivamente!
Faros Hotel, Divanyolu Caddesi nº76, Sultanahmet, Istambul, Turquia

terça-feira, 22 de junho de 2010

Portugal-Coreia do Norte

Até dói mesmo para quem esteja a ganhar, marcarem tantos golos (7 a 0). Não há grandes comentários a fazer, o resultado é claro. Até tenho pena dos norte coreanos quando voltarem para o seu país. Vencemos mas tive imensa pena de não poder assistir ao jogo, o que não me impediu de ir festejar a nossa vitória pela rua Istiklal com o meu cachecol da selecção!! Faltaram foi os portugueses pelas ruas de Istambul ontem à noite!
Ontem, fomos até à rua do mercado de peixe da rua Istiklal, escolhemos um restaurante graças à habilidade e mestria do "angariador de clientes" (infelizmente não fixamos o nome, fica para o próximo post). O serão decorreu de forma muito simpática. A nosso lado estava um senhor a beber tranquilamente o seu raki (bebida alcólica anisada para misturar com água), quando chega uma senhora (já nos seus 60...) a arrebatar-lhe o copo de raki e a bebê-lo como se de um shot se tratasse!! Ficamos todos estupefactos. Parece que é o hábito da dita senhora, já que o moço do restaurante tinha tentado impedi-la!
Este incidente não alterou em nada o ambiente agradável da noite, já que depois os músicos do restaurante vieram encantar-nos...

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Manjerico


Sempre que vejo manjerico associo ao 12 de junho, ao santo antónio e às marchas populares de Lisboa. E não é só em Portugal que se vê o manjerico, aqui na Turquia também há, serve essencialmente para afastar os mosquitos. Vê-se manjerico nas mesas de restaurante e à venda nos vendedores de frutas e legumes. Ao ver o manjerico, especialmente nesta altura do ano, dá-me saudades de Portugal e das festas tradicionais que começam a acontecer mas também da época balnear, dos serões à beira mar, das jantaradas e das saídas à noite.

Aqui em Istambul, existe para além do manjerico, a igreja de Santo António que fica na rua Istiklal, há missa várias vezes por semana, em várias línguas. Só me faltou confirmar se haveria algum casamento no dia 12 de junho como acontece em Portugal, e já agora alguma sardinhada...

domingo, 13 de junho de 2010

Aventura no Grande Bazar

Há dias em que passear pelo Grande Bazar se torna um pouco aborrecido, os vendedores não param de nos solicitar, perguntando "Espanhola?", "Brasileira?". Não que eu não gosto de espanha ou do Brasil, antes pelo contrário, mas há dias em que não há paciência, até que...
Até que um vendedor na rua principal do Grande Bazar, a que dá acesso à porta nº1 a de Nuruosmaniye, me consegue convencer a entrar na loja dele porque tem uma coisa para me mostar, queria que experimentasse uns casacos que acabara de receber. Obviamente que apenas entrei porque estava acompanhada. O vendedor, que se chama Hasan, lá me fez experimentar os tais casacos de pele para sair à noite com pedras (não preciosas) dizendo que ele própria passara cerca de 15 dias a confeccioná-los. O melhor de todo este encontro foi a frase que ele me disse, enquanto me despia o primeiro casaco e me vestia o segundo "I´m the designer (dos casacos) but I´m not gay". E eu vá de lhe responder "Really??". Isto porque o facto de ser designer na Turquia, ao que parece, implica automaticamente ser gay. Resumindo: Hasan nem é designer, nem é gay é apenas um vendedor da loja Adamo no Grande Bazar que me fez passar um bom momento a fazer de modelo de casacos de pele.

sábado, 12 de junho de 2010

Copa do mundo 2010

Ontem em Sultanahmet estranhei um tipo de música que não estava a identificar como sendo turca, tratava-se de samba. Um grupo de torcedores (essa é palavra usada em português do brasil) brasileiros tinha invadido um café e estava a fazer uma festa improvisada, os brasileiros tinham trazido os seus instrumentos de música e boa disposição. Este grupo estava de passagem por Istambul a caminho da África do Sul para assistir aos jogos do Brasil no âmbito do campeonato mundial de futebol.
Fomos até là beber um copo e dar um passo de dança, outros portugueses vieram se juntar à festa. Brasileiro sabe como animar a praça!! A festa estava animada, a cerveja nunca tinha saido com tanta rapidez naquele café...
Prognóstico por parte de um dos brasileiros que fazia parte do grupo: as duas equipas que passam as primeiras eliminatórias do grupo serão o Brasil e Portugal, com certeza!!! Pena que a Turquia não se tenha qualificado, teria sido interessante ver como os turcos, fanáticos por futebol teriam vivido este campeonato. Enfim, eles que torcam por Portugal!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Parabéns...ao blogue!


Faz um ano hoje que decidi criar o blogue, com mais ou menos regularidade vou colocando alguns posts sobre lugares que vou conhecendo aqui em Istambul. Esta cidade estará para sempre associada a uma mudança radical na minha vida, em todos os aspectos. Abriu-me novos horizontes, deu-me novas forças e ofereceu-me o melhor de tudo, um novo amor.

O blogue serve para que os meus amigos que estão em Portugal possam ficar a par do que vou fazendo e do que vou conhecendo aqui do outro lado da europa. Serve também para que fiquem registados alguns momentos e algumas características do povo turco mas também português...

Serve também para partilhar...e como tenho gostado da experiência vou continuar a partilhá-la estando aqui em Istambul ou noutro lugar.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Chapéu procura-se!!


Pois é! Preciso de um chapéu e preciso de ajuda para o encontrar! Não preciso de um chapéu para ficar com mais estilo mas porque nos dias de muito sol em que faço as excursões preciso de estar protegida. Já passei uns dias com muito, muito sol e como o Variações dizia "Quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga!" e eu não quero pagar mais!!

Ainda não sei é que tipo de chapéu quero, se um com abas largas ou um mais masculino. Já experimentei vários mas ainda não me decidi (questão complicada!), até me ficam bem ao que parece. A ver, vamos ainda tenho uns dias para me decidir visto que está a chover a potes aqui em Istambul...

terça-feira, 8 de junho de 2010

Back from Portugal!



Finalmente consegui ir até Portugal por uns dias, após uma primeira tentativa falhada mas que acabou por se revelar muito boa, visto que tive uma companhia muito agradável à ida e à vinda de Lisboa. Na viagem da ida, conhecemos mais uma portuguesa que se desloca frequentemente até Istambul por razões profissionais mas que infelizmente ainda não conhece muito desta fantástica cidade. Cabe-nos a nós fazer-lhe descobrir esta cidade que tem muita mais para oferecer do que o ex-libris. De resto, estava no avião um treinador de futebol conhecido o que fez com que as gralhas que estavam ao pé dele e por sinal ao pé de nós não se calassem!! Bendita a hora em que chegou o almoço (que foi servido às onze da manhã _ um pouco cedo, não? ) para que não falassem tanto!!
De resto a estadia a Portugal foi muito agradável para poder ver os amigos e familiares, comer bacalhau e pastéis de nata (mesmo na recta final, na lounge do aeroporto _ obrigada Ricardo) mas demasiada curta porque as saudades permanecem. Daqui a três meses há mais!! Se alguém vier até cá já sabem podem trazer algo de gastronómico português, nós agradecemos!!