quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sicak Helva



Esta é uma sobremesa que o meu namorado adora, mas na verdade não entendo muito bem porquê. Já a provei mais de uma vez para me certificar do sabor e do facto de não gostar. Não tem um sabor definido, no entanto tenho de reconhecer que tem um travo a limão que ajuda.
Tentei ir à procura da receita mas em turco é um pouco difícil e mesmo com a opção de tradução online não fiquei muito mais esclarecida (tradução online é péssima!!).

Existe no entanto umas variações em que se pode colocar chocolate. Basicamente é preciso farinha de sesamo, limão, açúcar, leite, nalguns pode-se acrescentar nozes ou chocolate, o processo de elaboração do doce é misturar tudo. Depois colocar em pequenas taças que suportam ir ao forno, quando a parte de cima caramelizar os doces estão prontos.

O doce é óptimo quente, por isso mesmo que sobrem algumas taças, estas podem ser aquecidas no forno ou até no microondas. Na minha opinião poderia-se comer sicak helva com uma bola de gelado de baunilha por exemplo para tornar a sobremesa mais leve!!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Feriado na Turquia

Eis algumas fotos para ilustrar o feriado do dia 23 de abril, em que o dia estava muito solarengo, algures entre Istanbul e Agva (lado asiático).


sábado, 24 de abril de 2010

Festa das crianças e da soberania

Dia 23 de avril é feriado aqui na Turquia, celebra-se o dia das crianças e da soberania. Comemora-se a constituição do governo provisório de Ankara em 1920 e que tinha como objectivo acabar com o sultanado.
Crianças do mundo inteiro são convidadas para virem até à Turquia para participarem nas várias cerimónias. Há discursos nas escolas, e por todo o lado se vêem inúmeras bandeiras turcas tanto nos edifícios públicos como nos privados, nalguns edifícios ao lado da bandeira turca existem bandeiras impressionantes (devido ao seu tamanho) com o retrato de Ataturk.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dois minutos!

Nem dois, nem cinco minutos! Aqui na Turquia, estacionar o carro nos lugares inapropriados pode sair caro tanto na carteira como em tempo se o carro for rebocado. No espaço de 15 minutos foram rebocados dois automoveis no mesmo lugar, nesta foto foi no bairro de Ortakoy ao domingo de manhã. O impressionante, é a rapidez e facilidade com que a polícia chega ao local e leva o automóvel! Nem dois minutos cronometrados! Fica-se sem carro, tem de se ir até à esquadra e depois encontar o automóvel num dos vários parques onde os coloquam!
O mais conveniente e aconselhável é estacionar o automóvel num lugar autorizado mesmo que seja apenas por 5 minutos!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lale Zaman




O tempo das tulipas em Istanul é magnífico, há tulipas por todo o lado, de todas as cores. O tempo é curto certo e o trabalho para as plantar é enorme mas vale mesmo a pena, a cidade fica repleta de cores. A tulipa, ao contrário daquilo que se pensa, é oriunda do centro da Turquia, da Anatólia e não da Holanda como se pensa.

A tulipa sempre esteve presente na cultura otomana, especialmente, na decoração das mesquitas. Aqui vão umas fotos de alguns dos exemplares. Tenho de agradecer ao Ricardo que foi o fotográfo :)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Um ano!

Não, o blogue não faz um ano (ainda faltam uns meses). Hoje dia 7 de abril, faz exactamente um ano que cheguei à Turquia, mais precisamente a Istanbul, cidade encantadora que continuo a descobrir e que me fez conhecer pessoas interessantes, uma em especial ;) Estou confiante que a aventura continua a valer a pena e que serei recompensada por esta temporada em terras do antigo império otomano (um dos grandes desafios seria falar turco). Esta é uma das primeiras fotos que tirei, fonte oferecida pelos alemães no início do século XX aos turcos que se situa na praça do Hipódromo em Sultanahmet.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sexta-feira Santa

Hoje é feriado em Portugal, Sexta-feira Santa e para muitos a ocasião para tirar umas férias, porque não até Istambul??
A sexta-feira de paixão ou sexta-feira santa é o dia cristão que marca o julgamento, condenação, martírio, morte e sepultamento de Jesus Cristo. É nesse dia que Jesus Cristo percorre a Via Sacra ou Via Dolorosa, carregando a sua cruz. Para quem for até Braga, têm toda esta representação nas capelinhas do Santuário do Bom Jesus de Braga ou do Monte (a não perder!).
Depois de morto, o seu corpo é descido da cruz e sepultado numa gruta lacrada por uma grande pedra. Neste dia, não se come carne, a tradição é a de consumir peixe.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Primeiro de Abril

Tal como em Portugal, aqui também na Turquia o dia 1 de Abril é o dia das partidas e das mentiras. Veremos quais são as mentiras que se dizem por aqui...
Bem!!! Caí que nem um patinho na mentira que me pregaram... Uma coisa tão absurda mas que ao mesmo tempo até poderia tornar-se verdade!! Ainda bem que era mentira porque seria um grave atentado às mulheres...já estava a pensar ir embora daqui...lol