sábado, 11 de abril de 2015

A saga dos infantários

Por aqui já inciamos a saga dos infantários há alguns meses. Neste momento, o baby D está inscrito em 3 infantários em lista de espera. Para já uma das coisas a ver é a partir de que idade os infantários aceitam crianças, muitos deles não aceitam bebés, só a partir dos 2 ou 3 anos.
O ideal seria que tivessemos vaga no infantário da empresa do R por uma questão de comodidade. Em termos de proximidade, tenho duas opções: um na rua ao lado de onde vivemos e outro a menos de 5 minutos a pé. O grande problema é mesmo ter vagas, neste momento estamos em lista de espera para o ano escolar 2016/2017. Sim, leram bem não me enganei.
Por exemplo, uma das responsáveis disse me que para o ano 2015/2016 só iria haver 4 crianças a entrarem. Há uma grande falta de lugares nos infantários nesta zona e uma das outras razões é que não é habitual irem para a escolinha antes dos 3 anos.
Em relação às estruturas fiquei sempre contente com o que vi, mostraram-me as salas todas, a cozinha onde se preparam as refeições diárias, as casas de banho, os dormitórios para bebés, os ginásios. Uma das especificidades é a existência de pequenas salas para fazer teatro, pinturas, múscia, culinária, desporto, sala de legos etc... Dá-se liberdade à imaginação e vontade da criança. Num dos infantários há também a facilidade de ter um terapeuta da língua e da motricidade se necessário. Num deles as refeições não incluem carne privilegiando os legumes e o peixe.
Há também reuniões para pais, encontros para mamãs. No último ano antes de entrar para a escola primária, as atividades incluem natação, visitas a museus etc...
Achei que havia muito dinamismo, a verdade é que a realidade que eu tenho dos infantários em portugal resume-se ao da minha afilhada e nesse sentido não vou/posso comparar. Estou apenas a relatar o que existe por aqui.
Tentam dar autonomia às crianças desde cedo, deixando-lhes oportunidade de exprimentar muitas coisas.
Resta-nos esperar e ter sorte!
E vocês, tiveram de inscrever os vossos bebés em vários infantários?

1 comentário:

  1. Oh... Assim tanto tempo? Por aqui foi fácil... ainda me disseram que ia ser difícil mas não foi. Na verdade tinha vaga em todos os (3) infantarios que fui ver! Escolhi o 2o que visitei.. ainda fui ao 3o por descargo de consciência porque era mais perto dos nossos trabalhos, mas nada a ver... as instalações podiam ser boas, também nos mostraram tudo, mas a simpatia e o atendimento para mim contaram muito e não me arrependo. Acho foi que tive sorte na altura que o inscrevi, se fosse hoje já não tinha vagas! Aqui é dificil em termos de horários... poucos fecham depois das 18h30..

    ResponderEliminar